Julho_2006 - page 77

Globalização ou
internacionalização
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R e v i s t a d a E S P M –
julho
/
agosto
de
2006
formação acadêmica; educação
continuada; ensino presencial
e não presencial; ensino de lín-
guas; produção deC&T; difusão de
conhecimento pela edição e dis-
tribuiçãode revistas, livros,
soft­wares
educativos,videoconferência;oferta
deconsultoriaetc.), e seempenham
para atrair os melhores estudantes,
em esfera mundial. Para tanto, se
associam ao Estado na criação de
bureaux
capazesdepromovercursos
e instituições eatrair clientes.Nesta
empreitada, os organismos multi-
laterais (Banco Mundial, FMI, OIT,
OCDE, OMC e UNESCO), se em-
penham na instituição de medidas
quedesregulamenteme liberalizem
o comércio de produtos e serviços
educacionais.
Internaciona-
lizaçãoou
globalização
da educação
superior?
Esteéo limiteque separaprocessos
de internacionalizaçãodosproces-
sos de globalização: enquanto, no
âmbito da internacionalização,
as relações estabelecidas entre os
países são mediadas e reguladas
pelo Estado-nação, no âmbito da
globalizaçãoprevalecemadesregu-
lamentação e a liberalização das
trocas entre diversos países. Assim,
nocontextodaglobalização, asmo-
tivaçõesque justificamoestabeleci-
mentodeprogramasdecooperação
internacionalvãoperdendoaênfase
cultural e ganhando contornos
comerciais. E, de acordo com a
lógica comercial, os serviços edu-
cacionais devem ser oferecidos em
escala mundial, ao maior número
A importância acadêmica, política e econômica de qualquer
sistema de educação superior depende da qualidade dos
quadros acadêmicos que é capaz de reunir: estudantes de-
terminados a aprender e professores qualificados para
o ensino e a pesquisa.
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