Julho_2006 - page 79

Globalização ou
internacionalização
84
R e v i s t a d a E S P M –
julho
/
agosto
de
2006
os de origem européia (Reino
Unido = 103.085 e Alemanha =
119.855, em 2005), certamente
incentivados peloprograma Eras-
mus. Por fim, a França também
conquista estudantes dos diver-
sos continentes, mas prevalecem
os de países africanos (221.567,
em 2005).
1
87
87
554
554
645
1.746
1.768
1.767
1.010
1.010
14.690
12.306
120.987
13.240
Númerode estudantes estrangeiros por paísde
acolhimento e porcontinentedeorigem
(educação superior)
Quadro 2
EUA/2003
EUA/2004
EUA/2005
ReinoUnido/2003
ReinoUnido/2004
ReinoUnido/2005
Alemanha/2003
Alemanha/2004
Alemanha/2005
França/2003
França/2004
França/2005
Austrália/2003
Austrália/2004
Austrália/2005
Paísde
acolhida
145.169
582.996
582.996
225.722
225.722
227.273
199.132
219.039
240.619
147.402
147.402
221.567
105.764
120.987
179.619
Nº de
estudante
estrangeiro
29.677
37.724
37.724
18.134
18.134
18.751
19.394
20.723
22.602
75.465
75.465
106.522
3.102
6.279
África
49.502
59.744
59.744
18.564
18.564
19.354
5.387
5.422
5.721
5.242
5.242
7.665
4.409
12.122
América
donorte
28.142
35.653
35.653
2.926
2.926
2.765
4.265
4.656
5.067
4.253
4.253
6.420
819
1.595
América
dosul
294.230
364.418
364.418
74.400
74.400
80.853
67.658
75.500
85.233
19.828
19.828
34.809
67.849
119.737
Ásia
69.607
80.518
80.518
109.454
109.454
103.085
100.359
110.621
119.855
41.404
41.404
51.120
11.175
18.710
Europa
4.010
4.852
4.852
1.790
1.790
1.816
323
349
374
200
200
341
6.104
7.936
Oceania
Não
informado
África
Fonte: Recueil de donnéesmondiales sur l’education (UNESCO, 2003; 2004; 2005).
Nesta empreitada, os organismosmultilaterais (BancoMundial, FMI, OIT, OCDE, OMC e
UNESCO) se empenhamna instituição demedidas que desregulamentem e liberalizem o
comércio de produtos e serviços educacionais.
F
1...,69,70,71,72,73,74,75,76,77,78 80,81,82,83,84,85,86,87,88,89,...136
Powered by FlippingBook