Julho_2006 - page 124

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R e v i s t a d a E S P M –
julho
/
agosto
de
2006
Case-Study
Além disso, embora Santa Cruz de
la Sierra e Campo Grande sejam
pólos regionais, atéentãonãohavia
ligaçãoentreessas cidades, ficando
a GOL como operadora exclusiva
nestemercado.
Se criatividade existiu no plano
operacional, o mesmo ocorreu no
plano legal. Dessamaneira, aGOL
pleiteou o direito de operar para a
Bolívia sob a égide do Acordo de
Fortaleza (assinadoemdezembrode
1996 e jamais aplicado até então),
iniciandoesses serviçosemnovem-
brode2005,comquatro freqüências
semanais.Segundoesse instrumento
legal, denaturezamultilateral, uma
empresaaéreadospaísessignatários
pode realizar vôos com tramitação
burocrática facilitada, sem restrição
decapacidade, desdequea ligação
em telanão envolva a ligação entre
as capitais dos países signatários,
nem venha sendo anteriormente
operada por outra empresa sob o
regime do correspondente acordo
bilateral.Usandoestediploma legal,
a GOL levantou a única barreira à
entradaque lhe seria interpostanos
mercados sul-americanos por ela
almejados.
Como resultado dessas ações, em
cerca de dois meses, os vôos para
a Bolívia atingiram seu ponto de
equilíbrio,criandodemandaemnova
ligaçãoe subtraindopertode50%da
demandapreexistentena região.
A expansão
internacional
daGOL: Paraguai
Da mesma forma que a Bolívia,
o Paraguai tem representado um
mercadopoucoatraenteparaasem-
presas aéreas brasileiras. As razões
têmsidoasmesmas:baixademanda
e baixo PIB
per capita.
O Paraguai tem uma população esti-
madaem6,3milhõesdehabitantes e
um PIB
per capita
anual de apenas
US$1,200 em valores nominais e
US$ 4,900, pelo método da pari-
dade do poder de compra (2004
World Fact Book –CIA). Ou seja, o
país é pequeno e pobre.
Animadacoma soluçãoencontrada
para a Bolívia, a GOL planejou
o início de seus serviços para As-
sunção, apartir dopernoitedeuma
aeronave em Curitiba, aplicando
os mesmos princípios operacio-
nais. Assim, sendo a ligação entre
Curitiba e Assunção realizada em
1:30h e as ligações entreAssunção
e São Paulo e entreAssunção e Rio
de Janeiro realizadas em 1:50h e
2:15h, respectivamente, eos custos
a serem contabilizados também
sendoapenasosmarginais, ou seja,
50%dos custos totais, aGOL pôde
iniciar serviçosdiáriosentreCuritiba
e Assunção, a partir de janeiro de
2006.Damesma forma, comcustos
unitários baixos, aGOL iniciou sua
operação praticando preços muito
competitivos do lado paraguaio,
sofrendo restrições regulamentares
do lado brasileiro.
Nestecaso,contudo,oamparo legal
paraaoperaçãonão foioAcordode
Fortaleza e sim o acordo bilateral
F
Como resultado dessas ações, em cerca de doismeses
os vôos para aBolívia atingiram seu ponto de equilíbrio,
criando demanda emnova ligação e subtraindo perto de
50% da demanda preexistente na região.
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