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2 0 0 6 – Revista da ESPM
GOL
linhas aéreas inteligentes
A expansão
internacionalda
GOL: Buenos Aires
No final de dezembro de 2004, a
GOL iniciouoperaçõesparaBuenos
Aires, comdoisvôosdiários,partin-
dodeSãoPauloeRiode Janeiro, ini-
cialmentecomumBoeing737/700,
configuradopara classe econômica
única, com144 assentos.
O início desses serviços foi pos-
sível graças à redução da oferta da
VARIG, motivada pela sua grave
situação financeira. A ligação era
operada sob a égide do acordo
bilateral Brasil-Argentina, o qual,
conforme sua última revisão, de
março de 2001, previa uma oferta
de 1.912.000 assentos anuais para
cada um dos países.
O comprometimento de ativos da
GOL era grande, representando
perto de 10 horas diárias de aero-
nave, em horários nobres, ou seja,
perto de 4% da sua capacidade
operacional à época.
Para fazer frente a uma demanda
deprimida pela crise argentina, a
qual reduzirao tráfegoentreosdois
países em cerca de 50% do que
havia sido em anos anteriores, a
GOL iniciouos serviçosoferecendo
tarifas de ida e de volta de Buenos
Aires para São Paulo ou Rio de
Janeiro de apenas US$ 100,00. No
sentido inverso, emdecorrênciadas
restrições impostaspeloGovernoBra-
sileiro, as quais incluem a fixação
de tarifas mínimas, aGOL cobrava
US$ 334,00 e US$ 380,00, para
passageirospartindodeSãoPauloe
Riode Janeiro, respectivamente.No
mesmoperíodo, aproveitandoaalta
temporada, aGOL realizou serviços
temporários entre Buenos Aires e
Navegantes (aeroporto próximo a
Florianópolis)cobrandoapenasUS$
60,00para idaevoltadepassageiros
argentinos. Ou seja, foi um início
bombástico, com os vôos lotados,
sendoque três quartos das respecti-
vas vendas eram feitas em território
argentino. A GOL levaria cerca de
um ano para que os serviços para
a Argentina se tornassem economi-
camente equilibrados, o que é um
feito notável no transporte aéreo de
passageiros, especialmente por se
tratardeummercadocomdemanda
deprimida.
Para aumentar a rentabilidade dos
seus serviços, aGOL solicitou que a
operação de um dos seus vôos pas-
sasseaser feitacomBoeing737/800,
configuradopara177assentos,aero-
naveestacomumcustooperacional,
unitário, cercade20%maisbaixodo
que o Boeing 737/700. Novamente,
oaumentodaofertadeassentospôde
ser feito graças a uma redução da
participação daVARIG. Em relação
ao outro vôo, o qual exibia menor
Para fazer frente a uma demanda deprimida pela crise
argentina, aGOL iniciou os serviços oferecendo tarifas de
ida e de volta deBuenosAires para SãoPaulo ouRio de
apenasUS$ 100,00.
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