Sustentabilidade_Janeiro_2010 - page 104

Imaginaroperfilidealdeumcargoétarefadiver-
tida.
Atécostumofazeresseexercíciocriativocommeus
alunos.Porém,quandosecomeçaadescrevertudooque
desejamos de umdeterminadoprofissional, pormais
simplesquepareçaasuafunção,nosdamoscontadeque
pareceumamissãoquase impossívelencontraralguém
comtodasascompetênciasquedesejamosecompatível
comaremuneraçãomédiademercadoparaaquelecargo.
Nãoédiferentequandopensamosnoperfildoprofis-
sionaldaáreadeRelações Internacionais.Aindaéum
perfilnovoparaempresasprivadas,poiscostumávamos
encontraressesprofissionaisatuandoapenasemnível
estatal.Entretanto, omundoparece terficadomenor
por causa da globalização, da facilidade de acesso às
informações instantâneas, dos veículosde comunica-
çãoque rompem fronteiras edistâncias.
Houve também, naúltimadécada,
aumento da interdependência
econômica, dos intercâmbios,
das influências culturais e
sociais, cada vezmais acele-
radas,equepassaramafazer
partedonossodiaadia,pe-
losnovosprodutos,marcas,
conceitosevocabulário,por
exemplo.Todasessasmudan-
çasnãopassamdespercebidas
aosolhosdoscontratantesdas
empresas,queexigirãodoseucor-
pode colaboradores odomíniodas
informaçõesedosconhecimentosnecessários
paraqueosnegóciosprosperem.
Se começarmos adescrever, idealmente, quais sãoos
conhecimentos esperados desses profissionais para
o adequado desempenho de suas funções, podemos
correr o riscode descrevermos um super-homemou
uma super-mulher. ODiplomata Corporativo com
ênfase emMarketing eNegócios, profissional que a
ESPM busca formar pormeio do curso de Relações
Internacionais,temperfilmultidisciplinar,quemuitas
vezesterácomomissãodesenharegerenciararelaçãoda
empresacommercados,governosesociedade,emnível
internacional.Deverásercapaz,porexemplo,dedesen-
volver emanter relacionamentos com governos nos
níveis local, internacional e intergovernamental, bem
comocomoscanaissociaisrelacionadosaosnegócios
da organização. Tecnicamente, precisa compreender
sobreasimplicaçõesgeopolíticas,adquirirvisãomacro
emicroeconômica, ter boa noção sobre sociologia e
história das relações internacionais, termuito bom
conhecimentosobrefinanças,direito, economia,mar­
keting, logística,entreoutrosconhecimentostécnicos.
Para além das competências técnicas, as organiza-
ções buscam nesses profissionais as competências
comportamentaisnecessárias. Sãobilhõesdedólares
investidos,anualmente,emprogramasdetreinamento
edesenvolvimentoparaprofissionaisdasmaisdiversas
áreasdeatuação.Nãoédiferenteparaosprofissionais
queatuameatuarãonaáreadeRI.Masoqueécom-
petência? Epor que elas constituemodiferencial na
contrataçãodosprofissionais?
Partindodoprincípio, competênciaésomadeconhe-
cimentos, habilidades e atitudes, o famosoCHA. As
competências são divididas em três grandes grupos:
competênciastécnicas,comportamentaiseconceituais.
Basicamenteacompetênciaconceitualéoconjuntode
conhecimentos,habilidadeseatitudesquecausamim-
pactononegócio,nastomadasdedecisõesmaisamplas
envolvendoocontextodomercado,queproporcionam
visão ampla do negócio, facilitando a identificação
do focoprincipal a ser buscado e conferempoder de
análise,avaliaçãoesíntesedasinformaçõespermitindo
intervençõesestratégicasnomercadoglobalizado.
Ascompetênciastécnicassãoaquelassemasquaisum
profissional não consegue desempenhar o seu papel
profissional.Um conjuntode conhecimentos ehabi-
lidades e atitudes requeridas para realização técnica
deumadeterminadaatividadeouoperação. Paraum
profissionaldeRI,odomíniode idiomaséumacom-
petênciatécnicabásica imprescindível,porexemplo.
Ascompetênciascomportamentaissãoosconhecimen-
tos,habilidadeseatitudescomportamentaiscompatí-
veis,necessáriaseexigidasparaoalcancedeumobjetivo
equesósetransformamemcompetênciasquandosão
conscientementeconstruídas,incorporadasereprodu-
zidasquandonecessário.Tambémestão relacionadas
coma inteligênciaemocional,ouseja,acapacidadede
manterequilíbrioemocionaleadequaçãoaomeioem
queestá inserido.
Há uma grande variedade de competências compor-
tamentais e nãoháum consenso entre as descrições
dessascompetênciaspelasempresas.Algunsexemplos
de competências comportamentais apresentadospor
autoresdaáreasão:proatividade,empatia,flexibilidade,
criatividade, organização, comunicação, persuasão,
comprometimento, facilidade no relacionamento
Partindo
doprincípio,
competência é somade
conhecimentos,
habilidades e atitudes.
CADERNOESPECIAL
deRelações Internacionais
DesafiosComportamentais
para profissionais da área
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