Maio_2008 - page 73

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MAIO
/
JUNHO
DE
2008 – R E V I S T A D A E S P M
Massimo
Di Felice
crisedocolonialismoedoimperialismo
europeu; é também, e talvez mais, o
resultado do aparecimento dos meios
de comunicação de massa. Esses
meios – jornais, rádio, televisão, em
geral tudoaquiloaquehojesechama
telemática– foramdeterminantespara
o processo de dissolução dos pontos
devistas centrais…”
6
A análise deVattimo continua obser-
vandocomo,aocontráriodasprevisões
catastróficas proferidas por Theodor
Adornonaobra
DialéticadoIluminismo
,
escrita em colaboração com Max
Horkheimer, ou emMínimaMoralia,
que apontavam para a tendencial
homologação dos pensamentos e das
vontades dos indivíduos em conse-
quênciadoadventodos
massmedia
, e
paraoperigoda formaçãodeditaduras
e governos totalitários facilitados pelo
surgimentodaculturademassa,“oque
defatoaconteceu,nãoobstantetodosos
esforçosdosmonopóliosedasgrandes
centrais decapitalistas, foi queo rádio,
a televisãoeos jornais se tornaramele-
mentosdeumaexplosãoemultiplicação
generalizadadeWeltanschauungen,de
visõesdemundo.Essamultiplicaçãover-
tiginosadacomunicação, essa tomada
de palavra por parte de um número
crescentedesub-culturas,éoefeitomais
evidentedosmassmediaeé tambémo
fatoque–interligadocomofimou,pelo
menos, com a transformação radical
do imperialismo europeu – determina
apassagemdanossa sociedadeparaa
pós-modernidade”
7
.
Estamosdiantedeumainversãodacon-
cepçãomediáticaadornianaedeuma
superação do lugar-comum que limita
aanáliseda interaçãoedasesperan-
ças mediáticas à análise dos seus
efeitos e dos seus conteúdos, que
problematiza o conceito de cultura
ede sociedadedemassa.
O que parece ter entrado em crise é
umdeterminadoedatadopensamento
crítico que, além de simplificar o
processo comunicativo reduzindo o
receptor a objeto passivo e indefeso,
expele ou elimina da sociedade a
mesma possibilidade de mudança e
de transformação social.
Mas,alémdesteelementosociológico,
existe, como observado, a implícita
questão da percepção da realidade
e da sua suspensão, considerada por
Vattimocomoumdos principais ele-
mentos caracterizantes da sociedade
dapós-modernidade.
Em direção distinta segue a visão de
Vattimo,queenxergaacrisedoraciona-
lismo moderno no pensamento de
NietzscheedeHeidegger,enoadvento
das novas formas comunicativas: “De
Os povos ditos “primitivos”, colonizados pelos Europeus em nome do bom direito da
civilização “superior” emais evoluída, revoltaram-se e tornaram problemática a idéia
de história unitária e centralizada. O ideal europeu de humanidade foi revelado como
um ideal entre outros, não necessariamente pior, mas que não pode, sem violência,
pretender ter o valor de verdadeira essência do homem, de todos os homens.
Ð
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