Maio_2008 - page 72

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R E V I S T A D A E S P M –
MAIO
/
JUNHO
DE
2008
percebera realidade:“osefeitosda tec-
nologiacomunicativanãoocorremnos
níveisdasopiniõesedosconceitos:eles
semanifestamnasrelaçõesentreossen-
tidosenasestruturasdapercepção
2
”.
Pensar amídia como uma tecnologia
das inteligências, e não como um
instrumento, significa considerar as
práticas comunicativas e as formas de
participaçãosociaisnãoapenascomoo
resultadodedinâmicas socioeconômi-
casmas tambémcomoo resultadode
transformações tecnológicas.
OFIMDOSPONTOS
DEVISTASCENTRAIS
GianniVattimo, em seu texto“ASocie-
dade transparente”
3
, examinando as
profundas transformações que interes-
sam à sociedade pós-industrial,
põe o
fim da percepção unitária e objetiva
da realidade, causadapeladifusãodos
meiosdecomunicaçãodemassa,como
umdosaspectosprincipaisdasgrandes
transformaçõesdaépocapós-colonial.
A crise que Jean François Lyotard
denomina as “grandes narrativas” e,
consequentemente, aquela da con-
cepção unitária da história, são vistas
pelofilósofoitalianocomocrisesdecor-
rentes “da idéiadeprogresso edofim
damodernidade”
4
.Tais transformações
nãoseriamapenasacontecimentosde-
terminadosportransformaçõesteóricas,
oupelas críticasqueohistoricismodo
séculoXIX(idealistapositivista,marxista
etc.) sofreu no plano das idéias, mas
tambémmaispelacrisedocolonialismo
e do eurocentrismo:
Os povos ditos
‘primitivos’,colonizadospelosEuropeus
emnomedobomdireitodacivilização
‘superior’ emais evoluída, revoltaram-
se e tornaramproblemática a idéia de
históriaunitáriaecentralizada.O ideal
europeu de humanidade foi revelado
comoumidealentreoutros,nãoneces-
sariamente pior, mas que não pode,
sem violência, pretender ter o valor
de verdadeira essênciadohomem, de
todososhomens”
5
.
Aoladodestesexiste,paraofilósofoita-
liano,umoutroelementoquecontribui
Esferas Públicas e
mídias nativas
GIANNI VATTIMO
Gianni Vattimo, em seu texto “A So-
ciedade transparente”, examinandoas
profundas transformaçõesque interes-
sam à sociedadepós-industrial, põeo
fim àpercepçãounitária eobjetivada
realidade, comoumdosaspectosprin-
cipaisdasgarandes transformaçõesda
época pós-colonial.
deformadeterminanteparaadissolução
da idéiaunitáriadehistóriaeparaofim
damodernidade, isto é, o advento da
sociedadedecomunicação.
Vattimo destaca o papel decisivo
desenvolvidopelos
massmedia
nosur-
gimentodasociedadepós-moderna,por
elecaracterizadacomoumasociedade
maiscaótica,maiscomplexae,portanto,
tendencialmentemaispluralista.
Contrariamente à tradição do pensa-
mentofilosóficomodernoque sempre
viucomsuspeitaouliteralmentenegou-
seapensaropapeldesenvolvidopelos
meios de comunicação, não somente
no interiordas relações sociais,masna
formadeconstruçãodesignificadosena
formadeveromundo,Vattimodefende,
nalinhadeW.BenjaminedeM.McLu-
han,aimportânciaestratégicadastecno-
logiascomunicativasparaaconstrução
doespíritodasnossassociedades,istoé,
das formasdomundodanossaépoca,
marcadapela:“impossibilidadedepen-
sar a história comoum cursounitário;
impossibilidade essa que, segundo a
tese aqui defendida, dá lugar ao fim
damodernidade, não surgeapenas da
Ao lado destes existe, para o
filósofo italiano, umoutroele-
mentoquecontribui de forma
determinanteparaadissolução
da idéia unitária de história e
para o fim da modernidade,
istoé,oadventoda sociedade
decomunicação.
Montagem:MiriamDuenhas
Fotos: Google images
Imagem: GiliolaChistè
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