Maio_2007 - page 2

N
Edi
torial
EXPEDIENTE
C
ONSELHO
EDITORIAL
FranciscoGracioso–Presidente
AlexPeriscinoto
AlexandreGracioso
J.RobertoWhitakerPenteado
E
DITOR
J. RobertoWhitaker Penteado
MTBn
o
178/01/93
e-mail:
C
OORDENAÇÃO
E
DITORIAL
LúciaMaria deSouza
E
DITORA
DE
A
RTE
MiriamDuenhas
C
APA
Raquel Carpigiani
I
MAGENS
NÃO
CREDITADAS
Arttoday
Keystone
R
EVISÃO
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
R
EDAÇÃO
RuaDr. ÁlvaroAlvim, 123
SãoPaulo–SP–CEP 04018-010
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VISÃO INTEGRADADO
PAPELDA EMBALAGEM
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MPRESSÃO
EditoraReferência
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D
ISTRIBUIDOR
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XCLUSIVO
FernandoChinagliaDistribuidoraS/A
R
EVISTADA
ESPM
–umapublicaçãobimestral
daEscolaSuperiordePropagandaeMarketing.Os
conceitos emitidos em artigos assinados são de
exclusiva responsabilidade dos autores.
Professores, pesquisadores, consultores e
executivos são convidados a apresentaremma-
térias sobre suas especialidades, que venham a
contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da
prática nos campos da administração em geral,
do marketing e das comunicações. Informações
sobre as formas e condições, favor entrar em
contato com a coordenadora editorial.
D
IRETORIA
E
XECUTIVA
DA
ESPM
LuizCelsodePiratiningaFigueiredo-Presidente
Alexandre Gracioso
Emmanuel Publio Dias
Humberto de Campos
J. Roberto Whitaker
Penteado
I
NSTITUIÇÃO
M
ANTENEDORA
C
ONSELHO
D
ELIBERATIVO
Armando Ferrentini –Presidente
Alex Perisci-
noto
AltinoJoãodeBarros
AvelarVasconce-
los
Décio Clemente
GeraldoAlonso Filho
HiranCastelloBranco
JoãoDeSimoniSoderini
Ferracciù
Luiz Marcelo Dias Sales
Roberto
Martensen
SergioReis
C
ONSELHO
F
ISCAL
Títulares-
JoséFranciscoQueiroz-Presidente
Luiz Fernando Furquim
Roberto Duailibi
Suplentes-
ChristinaCarvalhoPinto
Petrônio
Corrêa
Waltely Longo
A
SSOCIADOS
AlexPeriscinoto
AltinoJoãodeBarros
Álvaro
Novaes
AntonioJacintoMatias
ArmandoFer-
rentini
AvelarVasconcelos
ChristinaCarvalho
Pinto
Décio Clemente
FranciscoGracioso
Geraldo Alonso Filho
Hiran Castello Branco
João De Simoni Soderini Ferracciù
João
RobertoMarinho
JoãoVinicius Prianti
José
FranciscoQueiroz
JoséHeitor AttilioGracioso
Luiz Fernando Furquim
Luiz Marcelo Dias
Sales
Octávio Florisbal
Orlando Marques
Petrônio Corrêa
Ricardo Fischer
Roberto
Civita
RobertoDuailibi
RobertoMartensen
SérgioReis
Waltely Longo
os últimos anos, houve uma autêntica revolução no setor das embalagens no Brasil, em especial nas embalagens de
produtosdestinados aoconsumidor. Refletindoaaberturaeconômicaeamaior competiçãoque se instalounomercado,
nossas embalagens incorporaramnovosmateriais enovas tecnologias, igualando-se aoque existedemais avançado em
todoomundo, edandoorigem aum setor industrial queproduzhojeR$38bilhões por ano. Por si só, istobastariapara
demonstrar que a embalagem se transformou em fator competitivo essencial para o sucesso do negócio. As empresas
ainda reclamam do custo das embalagens, mas reconhecem o seu papel no posicionamento dos produtos e na comu-
nicação com omercado. Quando se sabe que até 92% dos produtos vendidos em supermercados não são anunciados,
percebe-se como é importante a comunicação com o consumidor através da embalagem. Compreende-se, portanto,
que a embalagemnãopodemais ser tratada comoum elementoda logística doproduto, ouda estratégia demarketing,
isoladamente. Ela envolve tudo isso emuitomais. Nas páginas que se seguem, em vários artigos, entrevistas e debates,
especialistas defendem a tese da coordenação estratégica do papel da embalagem, transformando-a em elemento es-
sencial para a sobrevivênciada empresa.A ESPM apóia esta tese, eonossoNúcleode Estudos da Embalagem farádisto
a sua bandeira, integrando todos os elementos que constituem a cadeia produtiva da embalagem emnossopaís.
FranciscoGracioso
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