C
Edi
torial
EXPEDIENTE
C
ONSELHO
EDITORIAL
FranciscoGracioso–Presidente
AlexPeriscinoto
AlexandreGracioso
J.RobertoWhitakerPenteado
E
DITOR
J. RobertoWhitaker Penteado
MTBn
o
178/01/93
e-mail:
C
OORDENAÇÃO
E
DITORIAL
LúciaMaria deSouza
E
DITORA
DE
A
RTE
MiriamDuenhas
C
APA
PackingDesign
I
MAGENS
NÃO
CREDITADAS
●
Arttoday
●
Keystone
R
EVISÃO
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
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EDAÇÃO
RuaDr. ÁlvaroAlvim, 123
SãoPaulo–SP–CEP 04018-010
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MPRESSÃO
EditoraReferência
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ISTRIBUIDOR
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XCLUSIVO
FernandoChinagliaDistribuidoraS/A
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EVISTADA
ESPM
–umapublicaçãobimestral
daEscolaSuperiordePropagandaeMarketing.Os
conceitos emitidos em artigos assinados são de
exclusiva responsabilidade dos autores.
Professores, pesquisadores, consultores e
executivos são convidados a apresentaremma-
térias sobre suas especialidades, que venham a
contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da
prática nos campos da administração em geral,
do marketing e das comunicações. Informações
sobre as formas e condições, favor entrar em
contato com a coordenadora editorial.
D
IRETORIA
E
XECUTIVA
DA
ESPM
LuizCelsodePiratiningaFigueiredo-Presidente
●
Alexandre Gracioso
●
Elizabeth Dau Corrêa
●
Emmanuel Publio Dias
●
J. RobertoWhitaker
Penteado
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NSTITUIÇÃO
M
ANTENEDORA
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ONSELHO
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ELIBERATIVO
ArmandoFerrentini–Presidente
●
AlexPeriscinoto
●
Ar-
mandoStrozenberg
●
AvelarVasconcelos
●
DécioCle-
mente
●
GeraldoAlonsoFilho
●
HiranCastelloBranco
●
JoãoDeSimoniSoderini Ferracciù
●
LuizMarcelo
DiasSales
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NelsonOrtega
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RicardoFischer
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ONSELHO
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ISCAL
Títulares-
JoséFranciscoQueiroz-Presidente
●
Luiz Fernando Furquim
●
RobertoDuailibi
Suplentes-
PetrônioCorrêa
●
Waltely Longo
A
SSOCIADOS
Alex Periscinoto
●
Altino João de Barros
●
Álvaro
Novaes
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Antonio JacintoMatias
●
Armando Fer-
rentini
●
ArmandoStrozenberg
●
AvelarVasconcelos
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Décio Clemente
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Francisco Gracioso
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Geraldo
AlonsoFilho
●
HiranCastelloBranco
●
JaymeSirotsky
●
JoãoDeSimoniSoderini Ferracciù
●
JoãoRoberto
Marinho
●
JoãoVinicius Prianti
●
JoséBonifácio de
Oliveira Sobrinho
●
José Francisco Queiroz
●
José
HeitorAttilioGracioso
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LuizCarlosBrandãoCavalcanti
Jr.
●
LuizFernandoFurquim
●
LuizMarceloDiasSales
●
MarcelloSerpa
●
NelsonOrtega
●
OctávioFlorisbal
●
OrlandoMarques
●
Percival Caropreso
●
Petrônio
Corrêa
●
RicardoFischer
●
RobertoCivita
●
Roberto
Duailibi
●
RobertoMartensen
●
SaïdFarhat
●
Sérgio
Reis
●
WaltelyLongo
ODILEMADAS EMPRESASDEHOJE
ertavez, emvisitaaoBrasil,opresidentemundialdeumgrandebanco internacional reuniu-secomos seusexecu-
tivos locais e lhes disse sem rodeios: “nosso banco tem 75mil funcionários ao redor domundo, mas destes
há apenas 17 que eu considero indispensáveis”. Evidentemente ele se incluía entre estes 17, mas essa não era
a opinião dos acionistas, que logo depois dissoo afastaram de seu cargo.
Essa história de terror corporativo é um bom exemplo da onda imediatista que dominou as grandes empresas,
principalmente as de capital aberto, com ações cotadas nas bolsas internacionais. Se a empresa não consegue
corresponder à expectativa, seu CEO está com os dias contados. Hoje, nos Estados Unidos, o prazomédio de
permanência de umCEO em seu cargo é de poucomais de 4 anos, enquanto a permanênciamédia de um diretor demarketing (tradicional
bode expiatório) émenor ainda: cerca de dois anos emeio. NoBrasil, parece que ainda estamos longe disso; mas é cada vezmaior o número
de empresas que transmitem a seguintemensagem aos seus colaboradores: “vocês serãobem tratados aqui dentro.Ganharão cada vezmais, se
os nossos lucros também crescerem,mas nãopodemos prometer que vocês envelhecerão conosco.”Neste ambiente sinistro, comuma espada
sobre a cabeça, não se pode esperar que os executivos pensem a longo prazo, priorizando a perenidade da empresa. O que os preocupa é
garantir umbom balancete trimestral, custe o que custar.
Felizmente, há exceções.Há empresas que conseguem conciliar o curto eo longoprazo, realizandouma verdadeira administração estratégica,
valorizando seus recursos humanos e aceitando a sua responsabilidade social.Nas próximas páginas, o leitor encontrará vários exemplos disso.
Embora preocupados com os resultados, há empresas que compreendem que o seumaior patrimônio ainda são os seres humanos e que o seu
maiordesafioécontribuirparaoequilíbrio social eambientaldoplaneta.Comodisseoexecutivo responsávelporumgrandegrupo internacional
emnossopaís, no futurooprincipal desafiodo administrador será a conciliaçãodos objetivos e interesses da empresa comos anseios pessoais
de seus colaboradores e com o princípio da sustentabilidade.
FranciscoGracioso
Presidente doConselho Editorial da Revista da ESPM