Julho_2008 - page 3

C
Edi
torial
EXPEDIENTE
C
ONSELHO
EDITORIAL
FranciscoGracioso–Presidente
AlexPeriscinoto
AlexandreGracioso
J.RobertoWhitakerPenteado
E
DITOR
J. RobertoWhitaker Penteado
MTBn
o
178/01/93
e-mail:
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OORDENAÇÃO
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DITORIAL
LúciaMaria deSouza
E
DITORA
DE
A
RTE
MiriamDuenhas
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APA
PackingDesign
I
MAGENS
NÃO
CREDITADAS
Arttoday
Keystone
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EVISÃO
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
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EDAÇÃO
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ISTRIBUIDOR
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XCLUSIVO
FernandoChinagliaDistribuidoraS/A
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EVISTADA
ESPM
–umapublicaçãobimestral
daEscolaSuperiordePropagandaeMarketing.Os
conceitos emitidos em artigos assinados são de
exclusiva responsabilidade dos autores.
Professores, pesquisadores, consultores e
executivos são convidados a apresentaremma-
térias sobre suas especialidades, que venham a
contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da
prática nos campos da administração em geral,
do marketing e das comunicações. Informações
sobre as formas e condições, favor entrar em
contato com a coordenadora editorial.
D
IRETORIA
E
XECUTIVA
DA
ESPM
LuizCelsodePiratiningaFigueiredo-Presidente
Alexandre Gracioso
Elizabeth Dau Corrêa
Emmanuel Publio Dias
J. RobertoWhitaker
Penteado
I
NSTITUIÇÃO
M
ANTENEDORA
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ONSELHO
D
ELIBERATIVO
ArmandoFerrentini–Presidente
AlexPeriscinoto
Ar-
mandoStrozenberg
AvelarVasconcelos
DécioCle-
mente
GeraldoAlonsoFilho
HiranCastelloBranco
JoãoDeSimoniSoderini Ferracciù
LuizMarcelo
DiasSales
NelsonOrtega
RicardoFischer
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ONSELHO
F
ISCAL
Títulares-
JoséFranciscoQueiroz-Presidente
Luiz Fernando Furquim
RobertoDuailibi
Suplentes-
PetrônioCorrêa
Waltely Longo
A
SSOCIADOS
Alex Periscinoto
Altino João de Barros
Álvaro
Novaes
Antonio JacintoMatias
Armando Fer-
rentini
ArmandoStrozenberg
AvelarVasconcelos
Décio Clemente
Francisco Gracioso
Geraldo
AlonsoFilho
HiranCastelloBranco
JaymeSirotsky
JoãoDeSimoniSoderini Ferracciù
JoãoRoberto
Marinho
JoãoVinicius Prianti
JoséBonifácio de
Oliveira Sobrinho
José Francisco Queiroz
José
HeitorAttilioGracioso
LuizCarlosBrandãoCavalcanti
Jr.
LuizFernandoFurquim
LuizMarceloDiasSales
MarcelloSerpa
NelsonOrtega
OctávioFlorisbal
OrlandoMarques
Percival Caropreso
Petrônio
Corrêa
RicardoFischer
RobertoCivita
Roberto
Duailibi
RobertoMartensen
SaïdFarhat
Sérgio
Reis
WaltelyLongo
ODILEMADAS EMPRESASDEHOJE
ertavez, emvisitaaoBrasil,opresidentemundialdeumgrandebanco internacional reuniu-secomos seusexecu-
tivos locais e lhes disse sem rodeios: “nosso banco tem 75mil funcionários ao redor domundo, mas destes
há apenas 17 que eu considero indispensáveis”. Evidentemente ele se incluía entre estes 17, mas essa não era
a opinião dos acionistas, que logo depois dissoo afastaram de seu cargo.
Essa história de terror corporativo é um bom exemplo da onda imediatista que dominou as grandes empresas,
principalmente as de capital aberto, com ações cotadas nas bolsas internacionais. Se a empresa não consegue
corresponder à expectativa, seu CEO está com os dias contados. Hoje, nos Estados Unidos, o prazomédio de
permanência de umCEO em seu cargo é de poucomais de 4 anos, enquanto a permanênciamédia de um diretor demarketing (tradicional
bode expiatório) émenor ainda: cerca de dois anos emeio. NoBrasil, parece que ainda estamos longe disso; mas é cada vezmaior o número
de empresas que transmitem a seguintemensagem aos seus colaboradores: “vocês serãobem tratados aqui dentro.Ganharão cada vezmais, se
os nossos lucros também crescerem,mas nãopodemos prometer que vocês envelhecerão conosco.”Neste ambiente sinistro, comuma espada
sobre a cabeça, não se pode esperar que os executivos pensem a longo prazo, priorizando a perenidade da empresa. O que os preocupa é
garantir umbom balancete trimestral, custe o que custar.
Felizmente, há exceções.Há empresas que conseguem conciliar o curto eo longoprazo, realizandouma verdadeira administração estratégica,
valorizando seus recursos humanos e aceitando a sua responsabilidade social.Nas próximas páginas, o leitor encontrará vários exemplos disso.
Embora preocupados com os resultados, há empresas que compreendem que o seumaior patrimônio ainda são os seres humanos e que o seu
maiordesafioécontribuirparaoequilíbrio social eambientaldoplaneta.Comodisseoexecutivo responsávelporumgrandegrupo internacional
emnossopaís, no futurooprincipal desafiodo administrador será a conciliaçãodos objetivos e interesses da empresa comos anseios pessoais
de seus colaboradores e com o princípio da sustentabilidade.
FranciscoGracioso
Presidente doConselho Editorial da Revista da ESPM
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