Sustentabilidade_Janeiro_2010 - page 117

janeiro
/
fevereiro
de
2010 – R E V I S T A D A E S P M
117
colaborativoemplataformasmultimídia
integrandoredessociais,
blogs
,eventos,
livros,programaderádio,fóruns
online
.
Mas este artigo não é para falar tanto
de BruceMau. Quero apenas trazê-lo
comoreferênciaexpoentedeumarevo-
luçãoque está acontecendonas bases
criativas da sociedade, não somente
numa dimensão global, mas também,
e principalmente, nos redutos hiperlo-
cais, remotos e ocultos dessemundo.
Comunidades, associações, escolas,
organizaçõespassamaincorporarode-
signparasolucionarproblemasdiáriose
criarsoluçõespráticasparatornaravida
melhor. Nomundodosespecialistase
gêniosda inovação,mentescriativas já
estão saindodaprópriacaixa inventiva
que antes os confinava no limitado
mundonarcíseodoprópriotalentoeaos
poucosvaiseabrindoefazendo-osvoar
pelomundo demúltiplas e infinitas
possibilidades.
Não somente os
designers
, mas todos
nós, seres que somos do “pensar e
fazer”, estamos sendo desafiados em
nossa própria inteligência, frente às
ameaçasecrises simultâneasquenos
cercam:asmudançasclimáticasmais
doquealarmantes, acrisedo sistema
econômicoque está dando seus últi-
mos suspiros, aescassezdos recursos
naturais (fauna, flora, ar puro, água e
alimentos),emrelaçãoaocrescimento
populacional, ou, melhor dizendo, a
falta de distribuição equitativa entre
todos os que habitam o Planeta, e a
buscaaceleradapor soluçõesalterna-
tivas de uma novamatriz energética,
mais limpa, paraqueomundoconti-
nue girando em seu sistema gerador
de bens e serviços sem continuar a
degradar omeioambiente.
ODESIGNREVELADO
NUMAOUTRAVERSÃO
DAPALAVRA
A palavra
design
deriva do latim
designare
, e há muito tempo foi
adaptada para o inglês. Ainda conti-
nua imperandocomoumanglicismo
emnossa línguapátria.Naconcepção
latinadapalavra,
designare
temdois
significados:oprimeiro:marcar, traçar,
notar,nosentidoartesanaloumanual;
osegundosignificado:planejar, imagi-
nar, nosentido intelectualoumental.
Desde a Revolução Industrial até
o final do século 20, predominava
o primeiro significado, aquele que
relaciona o
design
com o artefato.
Agora, às margens dos novos e
turbulentos tempos, que requerem
ação e criatividade em grande es-
cala, estamosassistindoaoflorescer
do segundo significado, que define
o
design
como o processo pelo
qual passa a criação do artefato. A
experiência falamais alto do que o
próprio resultado de uma criação,
porque é nela que existe o espaço
vazioda transformaçãodosmodelos
mentais, e da conexão do criador
com os mais nobres propósitos da-
quiloquecriaeque lhedão sentido
maior ao talentodoqual éportador.
RecorrendoàHistória,o significado
tradicional do
design
tem sido pre-
dominantemente relacionado aos
aspectos físicos, que se relacionam
aos objetos para trazer soluções
aos usuários. Do ponto de vista
do mercado, os atributos que têm
influenciado os consumidores em
suas decisões de compra ainda res-
tringem-seaoqueébonito, prático,
funcional, moderno, durável e útil.
Do ponto de vista dos produtores,
a forma tem um papel importante
como construtora de imagem e
como percepção de modernidade
e qualidade.
Exemplos de objetivos que até en-
tão incluem-se nessa concepção
que imperou no século passado,
para que o sistema econômico no
exercício da inovação aumentasse
o seu nível de competitividade,
são os eletrodomésticos, roupas,
máquinas de produção, imagens,
embalagens, interfaces digitais de
software
, elementos gráficos em
peças de promoção, propaganda,
em versões impressas e digitais,
entre outros.
O novo século, marcado por de-
safios socioambientais de grande
inflexão, requer que a indústria
ressignifique o
design
como facili-
tadordeprocessosde inovação sus-
tentável, ou seja, amplie sua função
de oferecer soluções práticas para
facilitar a vida dos consumidores e
alcançarpropósitosmais relevantes,
que envolvam soluções regenerati-
vas, restauradoras, para proteger e
preservar os sistemas vivos, incluin-
do a nossa própria espécie.
ODESIGNPARAASUS-
TENTABILIDADEDAVIDA
Os avanços gerados pela industria-
lização e tecnologias inovadoras
permitirammétodos de trabalho e
umpadrãodevida jamaisalcançado
î
Rosa
Alegria
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