Setembro_2002 - page 112

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Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
Esta obra reúne a essência do pensamento do grande teórico daAdministração, Douglas
McGregor, cujas idéias,apesarde teremsido formuladasnasegundametadedoséculopassado,
parecem adaptar-se às características da nova economia.
Osautores,nomesconhecidosnaAdministraçãonorte-americana,nãoprocuramapresentar
idéias novas e radicais,mas destacar a importânciadopensamentodeDouglasMcGregor, um
teórico que formulou verdades simples e poderosas sobre a naturezamutável do trabalho e o
lugar do homem nomercado de trabalho.
Divididoemduaspartes, o livroapresenta, naprimeira, capítulosondeosautoresdestacam
a importância deMcGregor, examinam suas convicções e abordam temas como Pensamento
Sistêmico, Avaliação de Desempenho, Trabalho em Equipe e Liderança. Na segunda, são
apresentados cinco ensaios selecionados deMcGregor.
GaryHeil eDeborahC. Stephens são co-fundadoresdoCenter for InnovativeLeadershipe
co-autores deOne size fits one, além de colaboradores emMaslow noGerenciamento.
WarrenBenniséprofessor deadministraçãonaUniversityof SouthenCalifórniae consultor
de empresasmultinacionais e governos. É autor de vários livros, entre os quais Leaders eOn
becoming a leader.
DOUGLASMCGREGOR
EMFOCO
Gerenciandoo lado
humanoda empresa
EditoraQualitymark,
Riode Janeiro, 2002
192p. –R$40,00
GaryHeil,
DeborahC.
Stephense
WarrenBennis
ONOVOMUNDODAS
MARCAS
8princípiosparaasuamarca
conquistar a liderança
EditoraCampus,
Riode Janeiro, 2002
264p. –R$ 49,00
Scott Bedburye
StephenFenichell
“Qualquer quesejaasituaçãoespecíficadedeterminadaempresa, nuncahouvemomento
melhor nemmais importante para fortalecer umamarca”, diz em seu livroScott Bedbury que
seauto-intitulaum “apaixonadopormarcas”.Paraele, nonovomundodasmarcas, não faltarão
concorrentesnemhaverá limitesparaasexpectativasdosclientesem relaçãoàscorporações.
Por isso, sejaumamultinacional ouumapequenaempresa, ambas vãoenfrentar os desafios
de uma mudança tecnológica em ritmo vertiginoso, consumidores cada vez mais bem
informados e sensibilidade cada vezmaior domercado aos efeitos da globalização.
Assim,nomercadodoséculoXXIasempresasquevãoprosperarserãoasqueconseguirem
superar esses obstáculos, construindo grandes marcas – objetos duradouros de desejo e
confiança.Oautor temexperiênciapara tanto, poisajudoua transformar aNikeeaStarbucks
em duas das mais bem-sucedidas histórias de marca dos últimos anos. Ele explica o tão
misteriosoprocessoatravésdosprincípiosquepermitiramqueasoperaçõescrescessemmais
do que cinco vezes e se firmassem como líderes em suas respectivas categorias.
Com histórias esclarecedoras, baseadas em sua própria experiência, Bedbury apresenta
estudos de caso e programas de branding e também oferece orientações pragmáticas. São
elucidadosconceitos-chavedo tipocomoconferir relevânciaaprodutos, comodecodificar oDNA
dedeterminadamarcapara revelarsuaessência,comodesenvolverumamarcademodo inteligente
e responsável, comoapresentar umamarcaemdiversosambientes semdiluir sua força.
Scott Bedbury foi vice-presidente sênior de marketing na Starbucks de 1995 a 1998 e
tambémesteveà frentedodepartamentodepublicidadedaNike.HojeéCEOdaBrandstream,
uma empresa de consultoria demarca.
Stephen Fenichell é autor dePlastic: themaking of a synthetic century.
HOTELARIA: planejamento
egestão
O livro foi escrito com o objetivo de despertar o estudante de turismo e de hotelaria para
as exigências da área. O profissional de nível superior deve estar pronto para lidar com
questões comoplanejamentoestratégico,marketing, finanças, informática, administraçãode
recursos humanos, estatísticas, compras etc. Além disso, as teorias administrativas são
imprescindíveisparaquem trabalhacomhotelaria.Umplanejamentocuidadosoeumagestão
acertada são os responsáveis diretos pelo sucesso de um hotel. Conhecer essas técnicas
podeser umdiferencial paraosprofissionais inseridosnessemercado, poismuitasempresas
não encontram pessoas preparadas para ocupar postos elevados na hierarquia hoteleira.
O livroprocura incluir todasasetapasqueenvolvemumempreendimentohoteleiro: desde
aconcepçãodohotel atéseuplanejamentogerencial.Hotelaria: planejamentoegestãoainda
estuda métodos para a concepção de projetos, abordando as questões de análises de
investimentos edoprojetoexecutivoparaa implantaçãodeumhotel. Complementamo livro
umasimulaçãodeviabilidadeeconômicadeumhotel depraiaequatroestudosdecasosque
trazemas soluçõesadministrativasdedoishotéisnaSuíça, umnaPatagôniaeumnoBrasil.
Mário Petrocchi é engenheiro mecânico com pós-graduação em Administração de
Empresas e professor no curso de turismo doCentroUniversitárioVilaVelha.
EditoraFutura,
SãoPaulo, 2002
232p. –R$ 29,00
MárioPetrocchi
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