Setembro_2002 - page 106

Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
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De acordo com o presidente da
consultoria paulista Pieracciani eAsso-
ciados, Valter Pieracciani, os consumi-
doresestãocadavezmenos fiéisàsmar-
cas e “hoje escolhe quem lhe oferece o
melhor equilíbrio entre tecnologia,
design
, preço e custo demanutenção”.
V.Volkswagen
doBrasil
V.1. Lutapela liderança
Em1999, tradicionalmentecomcer-
ta folga, aVolkswagen doBrasil encer-
rou o ano como líder de vendas no ata-
cado (das fábricas para as concessioná-
rias), respondendo por 29,4% do total
vendido.No entanto, apesar de fechar o
ano 2000 novamente na primeira posi-
ção, os dois últimos meses foram
atípicos: era o início de um dos perío-
dos mais disputados em toda a história
automobilística brasileira, em que se
observouaquedadeverdadeirosgigan-
tes e a chegada de novos competidores.
O ano de 2001 émarcado por gran-
desmudanças nunca antes ocorridas no
mapa de participações e a inédita lide-
rança damarca Fiat no balanço do ano.
2001, que perdurou durante cinco dias
de negociação com os trabalhadores.
“Cinco dias representam 25% de nossa
produção”, justifica-se Luiz Muraca,
gerente de estratégia de marketing da
Volkswagen no Brasil, que considera o
trabalho da fábrica de 20 dias úteis por
mês. O custo demão-de-obra é um ou-
tro obstáculo para a empresa, que tem
sido muito pressionada pelo Tribunal
RegionaldoTrabalho.Opisosalarialem
SãoBernardo (SP) é duas vezes emeia
maior do que o pago pela GM em
Gravataí (RS).
Irrefutavelmente, com a liderança
assumida pela Fiat, mesmo a
Volkswagen alegando a sua representa-
çãonoBrasil por trêsmarcas (VW, Seat
eAudi); amarca individualVolksdápis-
tas de seu desgaste.A partir de 2001, a
Montadora
Fiat
PSAPeugeot Citröen
Volkswagen
General Motors
Renault
Índicede fidelidade
%
57
56
52
48
47
Fonte: NewCar Buyer, 1999.
Fonte: Tabelas Vendas internas no atacado de nacionais e importados/Tipo/EmpresaAnfavea 2001 e 2000.
DeacordocomWinvanAcker, “des-
de o ano passado (2000), a Fiat é a
montadora com a gama de automóveis
mais adequada aomercado brasileiro”,
por nosúltimos três anos ter sidoamais
ativa em lançamentos (desde 98 foram
oito, incluindo três totalmente novos:
Marea,MareaWeekend eoBrava) e ter
explorado, antes da concorrência, o ni-
cho das picapes.
Outroproblemaque abalou agigan-
tealemã foi agreveocorridano final de
montadorapassouavincular suaprinci-
pal marca ao grupoVW doBrasil, que,
este sim, ainda continua encabeçando a
liderança hámais de quatro décadas.
Frente a esse cenário, Herbert
Demel, principal executivo daVW bra-
sileira, afirmou que brigaria pela lide-
rança, enquanto fossepossível. “Serpri-
meiro é importante e vamos lutar”, as-
severaDemel, seguidadeuma ressalva:
“Mas a luta não será a qualquer preço.
Sempre digo, émelhor ser o segundo e
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