Setembro_2002 - page 107

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Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
ter saúde, do que ser o primeiro e estar
doente”.
Para o executivo, a chave do suces-
so é o atendimento ao cliente. “Esse é o
segredo para enfrentar a concorrência.
O pós-venda vai ser a grande diferença
no futuro, quando todos oferecerem a
mesma tecnologiaeosmesmosavanços
mundiais”, completa.
V.2.ReestruturaçãodaFábrica
ViaAnchieta
Coube ao austríaco Demel a difícil
tarefademigrar rapidamentedoanacro-
nismo para a modernidade, de forma
menos traumáticapossível, aunidadede
São Bernardo do Campo. Conhecida
também comoViaAnchieta, é a fábrica
quemaismontoucarronopaís, cercade
um a cada quatro, e até agostode 2001,
suaprodução total atingiu a casados 10
milhões de automóveis.
Omodelovigente de produção con-
siderado anacrônico e pouco competiti-
vo, devidoàs linhasantiquadasedecus-
tos altos, levou ao iníciodoprocessode
modernização da fábrica que absorverá
cerca de R$ 1,3 bilhão até 2002. Outro
fator críticoéaquestãodopiso salarial:
segundoumestudo recente sobreocus-
todemão-de-obra, ahoranoABCcusta
115%mais doque emBetim, onde está
a Fiat. Demel acredita que os elevados
custos damão-de-obra na cidade pode-
rão forçar a uma robotizaçãomais rápi-
da, sobretudo na futura família PQ24.
Por outro lado, essamesma robotização
trará à tona um dos grandes e inevitá-
veis problemas decorrentes da
reestruturação:ocortenoquadrode fun-
cionários.
A grande expectativa é de que aVia
Anchieta seja tão sofisticada quanto a
unidade de São José dos Pinhais,
construída de acordo com conceitos re-
volucionários de fluxo de produção,
logística, tecnologia e ambiente de tra-
balho, fazendo jus ao títulode única fá-
brica,naAméricadoSul,declassemun-
dial.
Muitoda urgência na reforma deve-
se também ao Projeto PQ24, cuja linha
produtiva deverá ser iniciada no ABC
Paulistaapartir de2002.Onovomode-
lo, intermediário entre o Gol e o Golf
(Polo), é responsávelporsustentarapró-
ximaestratégiacomercialdamontadora,
muito caracterizado pelo elevado grau
de tecnologia empregada em sua mon-
tagem. São grandes as expectativas em
torno doPolo, que nasce como o carro-
chefeparaa recuperaçãodaVolkswagen
na liderança de venda de automóveis e
com amissão de reposicionar amarca,
quepretendeprovarquealémdeseruma
grande fabricantedemotores, é também
sinônimo de conceito,
design
, acaba-
mento e tecnologia.
V.3.Reposicionamentodamarca
A recente estratégia de marketing
adotadapela
holding
VWAG temcomo
objetivodesvincular a imagem sugerida
pelo nome Volkswagen (“carro do
povo”) de sua identidade institucional.
As mudanças iniciadas em 99 incluem
desde a sutil renovação do logotipo até
a reformulaçãoda atividadede relações
públicas, principalmente no quesito da
abordagem com seus públicos. O pro-
gramademudanças na comunicaçãoda
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