Revista ESPM JUL AGO 2012 - Comunicação Integrada espetáculo à procura de maestros - page 55

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dantespossamexercitarosconceitosdesenvolvidosemsala,
sãofundamentaisnopreparodeprofissionaiscomumperfil
mais próximo ao desejado pelomercado e pela sociedade.
Uma implicaçãodessamudança conceitual nodesenvol-
vimentodecursoséadiminuiçãodonúmerodedisciplinas
queosestudantesdevemcumpriretambémdacargahorária
exigida pelas atividades tradicionais de sala de aula. Esses
pontossãodelicadosdeseremtratadoscomprofessoresque
foramtreinados emmodelos tradicionais. Isso inclui os tão
necessários profissionais de mercado que também atuam
como professores. Também estes conhecem somente os
modelos tradicionais de ensino e aprendizagem, portanto
umamploprogramadetreinamentoecapacitaçãodocorpo
docente se faz necessário.
Como será o amanhã?
Os grandes desafios do setor foramapresentados durante
o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação.
A seguir, você confere as principais propostas aprovadas
no plenário do evento, que foi realizado emmaio de 2012,
ocasião emque os resultados desta pesquisa foramapre-
sentados pela primeira vez.
1 . Â m b i t o ge r a l
Todos os integrantes da indústria da comunicação são
corresponsáveis e solidários na busca contínua da cons-
trução de um futuro comum, no qual se valorize o ser hu-
mano e se busque odesenvolvimento social e econômico.
2 . Â m b i t o ac a dêm i co
a. As entidades profissionais devem facilitar a presença
contínua de profissionais de mercado no ambiente aca-
dêmico.
b. As escolas, apoiadas pelas entidades profissionais, de-
vem elaborar uma coleção de casos regionais, nacionais
e internacionais, para facilitar e atualizar os conteúdos
acadêmicos.
c. Deverá ser encaminhada ao Ministério da Educação
uma solicitação doVCongresso a fimde flexibilizar con-
teúdos disciplinares e a contratação de profissionais de
mercado como professores, independentemente de suas
titulações formais.
d. As escolasdecomunicaçãodevemincorporar aos seus
currículos(teóricoseexperimentais),noçõesessenciaisde
gestãodenegócios,finanças,gestãodepessoas,inovação
e empreendedorismo.
3 . Â m b i t o da s em p r e s a s
a. As agências devem incrementar a gestão de RH/Pes-
soas, comouma de suas prioridades.
b. As agências devem buscar a criação de novos mé-
todos e modelos de trabalho que favoreçam o exercício
do pleno potencial dos profissionais, a partir de seu cres-
cimentopessoal.
4 . Â m b i t o da s en t i da de s
a. Deve ser promovida a aproximação contínua das en-
tidades profissionais com as escolas de graduação, pós-
graduação e extensão.
b. Recomenda-se à Associação Brasileira de Agências de
Publicidade (Abap) a análise da viabilidade de criação de
um banco de talentos, para oferecer, simultaneamente,
a capacitação contínua e alternativas de atuação no
mercado.
Paraanossasatisfação,amensagemqueficadoVCongresso
é a de aproximação entre a academia e a indústria. Acredi-
tamos que esta seja uma saudável providência que todos
nos comprometemos a implementar. A experimentação é
fundamentalparaaboaformaçãoprofissional,assimcomo
tambémosãooexercícioeodesenvolvimentodefaculdades
e habilidadesmais genéricas, como umrepertório cultural
extenso e uma postura comportamental maismadura.
Dificilmente as escolas conseguirão fazer tudo isso
sozinhas, semo apoio e o comprometimentodeparceiros
domercadocorporativo. Por outro lado, na realidadeatual
de falta de cooperação, empresas, agências e produtoras
precisamincorrer significativos custos emtermos finan-
ceiros e tambémde tempo ededicaçãode seus executivos
mais seniores para arredondar a formação empreendida
no ensino superior. Portanto, é razoável esperar ganhos
bastante concretos para ambas as partes como decor-
rência dessa cooperaçãomais estreita. Mais importante
do que isso, talvez seja o fato de os estudantes que se
preparam para entrar na indústria da comunicação só
terem a ganhar com esse diálogo mais franco e aberto.
Alexandre Gracioso
Vice-presidente acadêmico da ESPM
Laura Chiavone
CEO da Limo Inc
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