Setembro_2002 - page 5

Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
Entrevista com
RobertoCivita
U
MCASEEMFOCO
127
92
141
Sumário Executivo
146
P
ONTODE
V
ISTA
138
Livros
107
MESA-REDONDA
A imagemdapropagandaedomarketingnoBrasil
Osnovoscódigosdasedução:publicidadedoiníciodesteséculomodifi-
caimagensideaisdocorpoedasexualidade
Oartigoanalisacertasmutaçõespelasquaispassaramas imagens ideaisdocorpoedasexualida-
de no interior da retórica publicitária, em especial: o aparecimento de representações do corpo
doente, do corpo-máquina e da sexualidade ambígua.
V
LADIMIR
S
AFATLE
Volkswagen:
Adura tarefadesemanter na liderança
Apropagandabrasileiraatravésdocartão-postal
Umartigoque reúne informaçõesdo livroAPropagandanoBrasilAtravésdoCartão-Postal –1900-
1950, de Samuel Gorberg, que mostra perto de 2.000 exemplares da arte brasileira do cartão-
postal, com ênfase na sua utilização comomídia por anunciantes e agências.
60
S
AMUEL
G
ORBERG
/R
UY
C
ASTRO
54
Oparadoxodaobrigação fecunda
Em 1991, foi aprovada, na França, a lei Évin, sobrenome do seu iniciador, secretário nacional da
Saúde Claude Évin, estabelecendo severas restrições à publicidade de bebidas alcoólicas. Dez
anos mais tarde, os criativos souberam superar um quadro legal premente. A temida proibição
acabou resultando numa grande fertilidade criativa nas áreas temáticas, verbais e visuais.
72
P
ASCAL
B
EUCLER
A
criatividade
ea
aventura
do
novo
O textodefendeseracuriosidadehumanaumadas trêsprincipaisvertentesmotivadorasdacriatividade,
agindo independentemente, ao lado das outras duas, a solução de problemas e a descoberta de
oportunidades.Aanálisedascaracterísticasdaquela fomedesaberevivernovidades levaaqualificá-
lacomoverdadeiracompulsãodohomem, e, observando-a inclusivepor umângulohistórico, amplia
a sua importânciaepersonalidade, paradenominá-laassim “aaventuradonovo”.
86
J
OSÉ
P
REDEBON
145
CARTAS
1,2,3,4 6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,...120
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