Valores_Marco_2010 - page 35

março
/
abril
de
2010 – R E V I S T A D A E S P M
35
Sem investir em educação, os valores perdem
significado pela dificuldade de as pessoas
conseguirem estabelecer conexões com o seu
cotidiano.Quandoumcolaboradorestádiante
deum cliente, este sempre seráúnicopara ser
servido. Por melhor que esteja treinado, as
habilidadesaprendidasserão insuficientespara
responder adequadamente às necessidades
particulares de cadaum.
Para respondê-las, o colaborador precisa
desenvolver sua sensibilidade, imaginação,
iniciativa e criatividade. Estas são competên-
cias duráveis que se aprimoram quando se
criauma culturaqueestimulao colaborador a
pensareagir,mesmocorrendo riscosdeerrar.
Sóassimosvalorespodem sermaterializados
por atitudes e ações diferenciadas.
A educação, baseada em valores, trabalha com
um escopomais elevadoque odo treinamento.
Este se volta para o aprendizadode habilidades
específicas,necessáriasparaaexecuçãodetarefas,
enquantoaquela sepreocupa comodesenvolvi-
mentodo indivíduoparaavidaeparaotrabalho.
Promover apráticados valores cria as condições
paracadacolaboradorrespondercomoriginalida-
deàssituaçõesimprevistas.Quandopensamosso-
menteemdesenvolverhabilidadesespecíficas,não
aproveitamosoverdadeiropotencialdaspessoas.
Amissãodogestor
deveriaincluirduas
atribuições essen-
ciais: adifusãodos
valores e a educa-
ção da sua equipe. As duas são indissociáveis
e complementares. Assim como os resultados
financeiroseasatisfaçãodosclientes, aprepara-
çãodasequipeséumaresponsabilidade inerente
e indelegávelda funçãogerencial.
Promover a prática dos va­
lores criaas condiçõespara
cadacolaborador responder
com originalidade às situa­
ções imprevistas.
JohnFoxx
As ações voltadas para o desenvolvimento
gerencial são o ponto de partida para disse-
minar a consciência e apráticade suamissão
educadora, que começa como seuexemplo.À
medidaemqueos lídereseequipesentendem
que têmumamissãoacumprir,aqualvaialém
das tarefas, podemousar e inovar. Podem ter
iniciativas e errar, porque errar faz parte do
processodo aprendizado.
A educação das equipes viabiliza a delegação.
Delegarpressupõeconfiare investirnacapaci-
dadedeos indivíduoseasequipesparaaprimo-
raremas suas respostasdiantedo inesperado.
Para que os valores
se consolidem, é
preciso ir alémda relação líder-liderado. É fun-
damental que tudo esteja alinhado aos valores
para que se transformem em forças vivas que
possamrepercutiremmelhoriasdoambientede
trabalho, negócios, resultados e da imagem da
empresa. Isto inclui o ambienteorganizacional,
os programas de educação e treinamento, os
sistemasdeavaliação, remuneraçãoepromoção,
bemcomoaspolíticasde reconhecimento.
4.
Desenvolvendo
as
lídereseequipes
as
alinhadosaosvalores
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