Maio_2009 - page 83

Manolita
Correia Lima
maio
/
junho
de
2009 – R e v i s t a d a E S P M
77
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Je te parle dans ta langue et c’est dans
lamienne que je te comprends.
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ontemporaneamente, parte
expressiva dos espaços
reservados a exercícios de
reflexão e debate prestigia
temas ligadosàperdado
monopólio
da história
pelo Ocidente. Nesta
direção, aarquiteturadeum
mundo
unipolar
vai cedendo lugar para
o desenho de
mundo multipolar
em que há múltiplos centros de
poder influenciando a escrita do
grande relato. Mas a escrita deste
grande relato por inúmeras mãos
força a aproximação de diversas
culturas e favorece a emergência
de sociedades multiculturais que
necessitamestabelecer umdiálogo
intercultural eabasequepermitirá
afluênciadessediálogodependerá
domultilinguismo.
Na intençãodepormenorizar essas
ideias, o texto foi estruturado em
quatropartes:naprimeira sediscute
a gênese da língua e sua importân-
ciaparaa formaçãoe sobrevivência
das culturas humanas; na segunda
ressalta o uso político da língua
engendrando a agonia e morte de
algumas e a imposição de outras a
extenso contingente de nações e
indivíduos; naspartes subsequentes
duas experiências são descritas:
a política de democratização
da
aprendizagemde línguasestrangei-
ras na União Europeia e a
política
de elitização
da aprendizagem de
línguas estrangeiras no Brasil.
Agêneseda língua
enquanto sistema
simbólico
Os homens se revelaram capazes
de formular complexos sistemas
simbólicos e a linguagem é apenas
um deles. Com o suporte de uma
sérieordenadade símbolos podem
nomear o que ocorre com eles, o
que existe à sua volta, imprimir
significado aos sentimentos, valo-
res e às experiências vividas, além
de transformá-los em um discurso
com significado, em condições de
ser transmitidoaos seus contempo-
râneos e descendentes. Enquanto
seres pensantes comunicam-se e
aprendem, consequentemente têm
a possibilidade de se transformar
e modificar o ambiente em que
vivem, além de influir sobre o pró-
prio destino.
Ao formular oconhecimento sobre
si e sobre omundo, os homens es-
tabelecemasbasesque suportamas
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