Julho_2002 - page 112

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Revista daESPM – Julho/Agosto de 2002
DESIGNDEEMBALAGEM–
CursoAvançado
FabioMestriner
PrenticeHall,
SãoPaulo, 2002
178p. – R$ 69,00
Onovo livro “DesigndeEmbalagemCursoAvançado “ escritoporFabioMestriner professor
de design da ESPM,vem complementar e aprofundar as informações contidas em seu livro
anterior “Design deEmbalagemCursoBásico”.
O curso de design com a exclusiva metodologia desenvolvida pelo autor foi ganhando a
forma de livro durante os últimos cinco anos em que o curso que vem sendo ministrado na
Escola.
Apartir do trabalho comosalunosepelos resultadosalcançados, ficou claroqueométodo
funciona e pode ser transmitido didaticamente também na forma escrita ampliando o acesso a
estudantes de todo o país.
O novo livro é uma continuação do trabalho iniciado no Curso Básico e tem como grande
diferencial a apresentação de 42 exemplos de utilização da embalagem como ferramenta de
marketing, ampliandoaspossibilidadesdestaqueéconsideradapelosespecialistascomo fator
decisivo para o sucesso dos produtos de consumo no novo cenário competitivo.
O sucesso do primeiro livro que já foi adotado por dezenas de universidades e esgotou
rapidamente a primeira edição, animou o autor a complementar seu trabalho.
Conceitosavançadoseaexperiênciavividapeloautoremsua longacarreirasãoapresentados
demaneira clara e didática nesta obra onde estudantes, pesquisadores, profissionais demar-
keting e todosaquelesquese interessampor embalagemencontrarãouma fontede inspiração
e conhecimentos valiosos.
O novo livro contémmais de 370 fotos ilustrativas a cores, quadros e gráficos explicativos,
cases de embalagem e exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados.
Lançado pela Prentice Hall, o livro pode ser encontrado nas melhores livrarias e também
adquiridopela Internet.
MARCASDEAaZ–
Como construir emanter
marcasde sucesso
Campus,
Riode Janeiro, 2002
212p. –R$ 36,00
Rafael Sampaio
Se a propaganda é a alma do negócio, as marcas constituem o principal patrimônio das
empresas. E existe um motivo fundamental para torná-las tão importantes: as transformações
e rápidasmudanças sofridasatualmente por todoomundo, noqual surgemnovosambientes
demercado que impõem novas regras e fórmulas de sucesso.
O universo das marcas é o tema desse livro, que mostra os detalhes de construção,
manutenção e fortalecimento das marcas de todos os tipos – de pequenas empresas a
conglomerados globais, de produtos de consumo demassa a bens de produção, do comércio
aos serviços.
O autor inicia a obra mostrando que a valorização das marcas insere-se nas diversas
revoluções que ocorreram na história da humanidade no final dos anos 80 e que não existem
grandesmarcas sema implementaçãodeestratégias inteligentesparaonegócio. Na realidade
atual, torna-se cada vez mais importante definir e sustentar uma estratégia de negócios, de
empresa, marketing e comunicação.
O livro focaliza, principalmente, as técnicasdebranding–oconjuntodasatividades ligadas
à gestão das marcas de uma determinada empresa – e traz conceitos como posicionamento
competitivo, sigma curve,
agregação, CRM, tecnologia aplicada e ainda as 13 dimensões e
os 7
suportes das marcas. Sampaio incluiu também ummodelo de trabalho, o PlaCIM –
Sistema de Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing para Construir e Manter
Marcas deSucesso.
AldoA.Bergamasco,presidentedoClubedosExecutivosdeMarketingconsideraqueMarcas
deAaZ “éamais completaobraescrita sobreoassuntonoBrasil. Rafael Sampaio conseguiu
sintetizar uma visão estratégica sobre a importânciadasmarcas na vida dos consumidores”. .
RafaelSampaio,publicitárioe jornalista,évice-presidenteexecutivodaAssociaçãoBrasileira
deAnunciantes e fundador eeditor da revistaAbout.
MULTIVAREJONA
PRÓXIMAECONOMIA
MarcosGouvêa
deSouzae
Alberto
Serrentino
MakronBooks/
PearsonEducationdoBrasil,
SãoPaulo, 2002
222p. – R$ 38,90
Onascimentodeumnovoparadigmaeconômico, aliadoa transformaçõesna relaçãocomo
consumidor eomercado, vai obrigar o varejoa se reinventar.Antever os próximosmovimentos
do setor nessadireçãoéa tarefaaque sepropõemos consultoresMarcosGouvêadeSouzae
AlbertoSerrentino no seu novo livro.
A obra, ilustrada com cases e gráficos do Brasil e do Exterior, faz uma retrospectiva do
varejo brasileiro a partir dos anos 70, avalia mudanças no modo como o consumidor encara
produtos, lojas emarcas, analisa as transformações recentes do varejo nomundo, estabelece
as bases do que será a Próxima Economia e, por fim, apresenta o conceito de Multivarejo,
destinado às organizações que pretendem vencer neste novo cenário.
A chamada Próxima Economia representa a síntese entre a força da Nova Economia em
que a tecnologia, as parcerias e mudanças de paradigma desempenham papel decisivo e a
retomada de alguns valores da Velha Economia, como os de resultados e rentabilidade,
praticamente esquecidos durante o período de verdadeira explosão das empresas pontocom.
Outro conceito original da obra é o de Multivarejo, idéia em torno da qual gravitam sete
elementosbásicos:Multicanal,Multimobilidade,Multivarejo-Nação,Multiparcerias,Multiunicidade,
Multiexperiência eMultitalento. Tudo isso é explicado em detalhe.
MarcosGouvêadeSouzaeAlbertoSerrentino são sóciosdaGouvêadeSouza&MD, uma
dasmais respeitadas consultorias na área de varejo doBrasil.
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