Sustentabilidade_Janeiro_2010 - page 71

Cláudio
Andrade
1.
SMERALDI,Roberto.
Onovomanual denegócios
sustentáveis
. SãoPaulo; Publifolha, 2009pg. 19.
2.
As embalagens cartonadas têm um apelo de alta
proteçãodoconteúdopor serummaterial asséptico;
aumento no tempo de conversação do produto e
benefícios à logísticaeao transportedoconteúdo.
3.
Não temcontaminaçãopor ferrugem;embalagem
leveque facilitaadistribuição; inquebravel
ealtamente seguroparaoconsumidor.
4.
Jornal Brasil Econômico.
Marketing verde orienta
indústriadeembalagens
. FábioSuzuki.
Edição21/10/2009p.26.
5.
Citaçãoautor:VáclavHavel.
6.
Trecho extraído de Global Reporting Initiative,
DiretrizesparaRelatórios eSustentabilidade, 2006.
7.
Valor Setorial.
Comunicação Corporativa
. Jornal
Valor Econômico.
Aartedos construtores
de imagem.
LedaBeck. Pp10-15.
8.
FREIRE, Paulo.
. Paz e
Terra: Riode Janeiro, 1971.
NOTAS
CLÁUDIOANDRADE
Consultor da InteosConsultoriaEmpresarial
emSistemas Sociais eprofessor dadisciplina
deComunicaçãoPúblicaeResponsabilidade
Social daPós-graduaçãoESPM.
BIBLIOGRAFIA
PERIÓDICOS
ANDRADE
, Claudio José. Relações Públicas e
Sustentabilidade. Anuário Unesco/Cátedra Unesco
deComunicaçãoRegional paraoDesenvolvimento.
UniversidadeMetodistadeSãoPaulo.Vol 1n1.São
Bernardodocampo:UniversidadeMetodistadeSão
Paulo,1997,pg85-106.
FREIRE
,Paulo.ExtensãoeComunicação.PazeTerra:
RiodeJaneiro,1971.
SMERALDI
, Roberto. O novo manual de negócios
sustentáveis. SãoPaulo; Publifolha,2009.
REVISTA VALOR SETORIAL
, Comunicação
Corporativa.
JORNAL VALOR ECONÔMICO
. A arte dos constru-
toresde imagem. LedaBeck. Pp10-15.
JORNAL BRASIL ECONÔMICO
. Marketing verde
orienta indústria de embalagens. Fábio Suzuki.
Edição21/10/2009p.26
k
Consideraçõesfinais
Ao avançar na proposta da correla­
ção entre educação, comunicação e
sustentabilidade para o sucesso das
empresas na busca da nova lógica de
mercado, foi estabelecida uma agenda
estruturadaemquestionamentossobreos
efeitosdacriseeconômicamundial,asso­
ciada,diretamenteaos impactosdosne­
gócios. Pensamos sobreaoportunidade
paratransposiçãodarealidadeanalisando
os pressupostos teóricos eempíricos da
educaçãoeacomunicaçãonocampoda
sustentabilidade. Coube ainda salientar
os principais elementos que derivam e
enriquecem as discussões para a possí­
vel construção da sustentabilidade nas
empresas. Resta,na sequência, apontar
osmecanismoscolaborativosdeaprendi­
zadoem rede.Masesse tópicoficapara
umapróximavez.
Diálogo
A comunicação éum elemento capi­
tal nos processos de mobilização. A
ideia da comunicação comométodo
para a construção de significados é
fundamental para conquistar novos
modelos operacionais baseados na
gestãodoconhecimento.Asempresas
e suas lideranças devem avaliar as
capacidades pessoais, compreender
a situaçãoemqueocorreoprocesso,
entender o que move o interlocutor,
conhecer suasexperiênciasanteriores
e expectativas de resultado imediato
para estabelecer o diálogo e sua
inerente relação de troca. A premis­
sa nessa ótica será desenvolver um
sistema-meioqueagena formaçãode
redes sensoriais pessoais e coletivas,
predominantementecomportamental
e humana resultando num ambiente
propício para omodelo sustentável.
Engajamento
Oengajamento, naprática, éabusca
por identidadesmútuas, éa interação
que envolve ativamente o sujeito a
despeito das diferenças. Pode sig­
nificar ainda manter o entusiasmo
por algo ou alguma coisa, que não
necessariamente seja tangível, mes­
mo assim promove alianças entre
pessoas, gruposouorganizaçõesque
compartilhamumamesma ideologia
ou filosofia. Escolher um tema antes
do trabalhoconjunto, apontarpontos
fortes eoportunidadesdemelhorias,
assegurar a diversidade no gru­
po, utilizar métodos e didáticas
conhecidas para obter eficácia,
incentivar o compartilhamento, a
crítica, monitorar a conquista dos
objetivos são etapas para realizar
o engajamento.
Participação
Ohomem,desdesuaorigem,viveem
grupocomseus iguais,aparticipação
sempre temacompanhadoas formas
históricasqueavidasocial foi toman­
do.Aspessoasparticipamda família,
dacomunidade, do trabalho, da luta
política. Os países participam dos
foros internacionais, onde se tomam
decisões que afetam o destino do
mundo.Aparticipaçãoestánapauta
da sustentabilidadepela inclusãoda
diversidade. Participar não é apenas
estar presente nomesmo espaço, ou
fazer parte do conjunto. Participar
temum significadoanimadode inter­
ferência, de acolhimento do outro e
suas diferenças: zelar pela liberdade
de expressão, estabelecer critério
de representação participativa e
privilegiar apluralidadedeopiniões,
privilegiamaparticipaçãoeoferecem
condição para que se estabeleça o
diálogo e o engajamento
.
ES
PM
janeiro
/
fevereiro
de
2010 – R E V I S T A D A E S P M
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Apartirdaaçãomediadoraqueinsereaperspectivadoselementosdacomunicaçãoparaauxiliaroaprendizadoorganizacional,
nasuacomplementaridade,ficaevidenteoconceitodesustentabilidadecomo foco,ouseja,umalvomóvel.
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