 
          Cláudio
        
        
          Andrade
        
        
          passaram a comprar diretamente nos
        
        
          supermercadosondeencontramoutros
        
        
          tiposdeembalagem,oqueaumentouo
        
        
          consumodeprodutoscomembalagens
        
        
          cartonadas
        
        
          2
        
        
          epet
        
        
          3
        
        
          .SegundoaTetraPak,
        
        
          conseguirão ainda este ano reduzir o
        
        
          impactoambiental de seuprodutoem
        
        
          10%dediminuiçãodaemissãodeCO
        
        
          2
        
        
          .
        
        
          25% das embalagens cartonadas são
        
        
          recicladasanualmente.
        
        
          Anovalógicadomercadosugereproces
        
        
          sosadministrativoscomvisãoalinhadaàs
        
        
          demandassocioambientaisqueconcor
        
        
          remcomaeconomianoespaçopúblico.
        
        
          Portanto,odesafioéoencadeamentodos
        
        
          fatosem tornodissoeogerenciamento
        
        
          dosriscosdeconformidadeparaprevenir,
        
        
          detectar e responder commedidas efi
        
        
          cientesdeinteressepúblico.Asempresas
        
        
          e seus comitês terão de pensar nesses
        
        
          termoseadotarprogramasdeaçãoque
        
        
          articulemouniverso social eambiental
        
        
          conjuntamente como econômico, po
        
        
          rémnumacondiçãoondea tecnologia
        
        
          esteja a serviçodo conhecimento e da
        
        
          capacidadedegerarvalorcoletivo.
        
        
          Nesse aspecto, a academia pode
        
        
          desempenhar papel fundamental
        
        
          na ação cooperativa de capacitação
        
        
          profissional e desenvolvimento de
        
        
          tecnologias demercado.AComissão
        
        
          Nacional de Avaliação da Educação
        
        
          Superior (CONAES), em suas dire
        
        
          trizes para avaliação das Instituições
        
        
          de Educação Superior ultrapassa a
        
        
          simples preocupação com desem
        
        
          penhos ou rendimentos estudantis,
        
        
          buscandoossignificadosmaisamplos
        
        
          da formação profissional: formação
        
        
          da cidadania, aprofundamento dos
        
        
          valores democráticos; supera meras
        
        
          verificações e mensurações, desta
        
        
          cando os significados das atividades
        
        
          institucionaisnãoapenasdopontode
        
        
          vistaacadêmico,mas tambémquanto
        
        
          aos impactos sociais, econômicos,
        
        
          culturais e políticos, aprofundando a
        
        
          ideiadaresponsabilidadesocial.Com
        
        
          essenorteamentodoMECoconceito
        
        
          deextensãonas instituições formaisde
        
        
          ensinodeixadeserumasimples ideia
        
        
          deprestaçãodeserviçosparase tornar
        
        
          umaatividadepermanentementearti
        
        
          culadacoma sociedade.
        
        
          Por essa via se insere a educação no
        
        
          meio empresarial como mecanismo
        
        
          debuscacontínuada sustentabilidade,
        
        
          oferecendo a consistência necessária
        
        
          paraa formaçãode fórunscooperativos
        
        
          decidadaniaempresarial.
        
        
          }
        
        
          AEducaçãoéacapacidadedeperceber
        
        
          as conexõesocultas entreos fenômenos.
        
        
          ~
        
        
          5
        
        
          Acitaçãonosremeteàperguntadesem
        
        
          pre:comoconstruirasustentabilidade?
        
        
          AtualmenteéconferidaàEducação,re
        
        
          levantefunçãoparasolucionarostemas
        
        
          de maior gargalo no país: segurança,
        
        
          saúde, transporte,habitação,consumo,
        
        
          políticaetc.UmEstadoondeaeduca
        
        
          çãoéalvodeinvestimento,asociedade
        
        
          tendeafuncionarmelhor,especialmente
        
        
          noâmbitodaética, da justiçaeda so
        
        
          beraniadopovo. Istonosdáumaoutra
        
        
          dimensãosobreaeducação,quenãoé
        
        
          somenteaquelabásica,mas,sobretudo
        
        
          decidadania.Portanto, aEducaçãoéa
        
        
          chaveparaasmudançasquedesejamos
        
        
          e um caminho para redução da frag
        
        
          mentaçãodarealidade,claro,sehouver
        
        
          canais de expressão que estimulem a
        
        
          participaçãopública.
        
        
          “
        
        
          
            Umdosprincipaisdesafiosdodesen-
          
        
        
          
            volvimentosustentáveléaexigênciade
          
        
        
          
            escolhas inovadorasenovas formasde
          
        
        
          
            pensar. Se, por um lado, o desenvolvi-
          
        
        
          
            mentodoconhecimentoedatecnologia
          
        
        
          
            contribui paraocrescimentoeconômi-
          
        
        
          
            co,poroutro, tambémpodecontribuir
          
        
        
          
            para solucionar os riscos e danos que
          
        
        
          
            essecrescimento traz
          
        
        
          .”
        
        
          6
        
        
          Nesse ponto, poderíamos estabe
        
        
          lecer inúmeras possibilidades para
        
        
          prosseguir. Caminhos cercados de
        
        
          obviedades,cheiosdegurus,gêniosde
        
        
          gabinetese futurologistasouacomple
        
        
          xidadedosdiscursosacadêmicossobre
        
        
          linearidadeenão-linearidadedo saber,
        
        
          do aprender e da articulação entre
        
        
          eles. Perderíamos assim a chance do
        
        
          aprofundamentodaEducaçãonocon
        
        
          textoda sustentabilidade.As empresas
        
        
          ampliaramos seus interessespelaedu
        
        
          cação,aumentandoo investimentoem
        
        
          gestãodepessoas,criandonovosmode
        
        
          loscomoasuniversidadescorporativas
        
        
          k
        
        
          EducaçãoeSustentabilidade
        
        
          î
        
        
          janeiro
        
        
          /
        
        
          fevereiro
        
        
          de
        
        
          2010 – R E V I S T A D A E S P M
        
        
          
            69