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Revista daESPM –Março/Abril de 2002
SumárioExecutivo
Aautora analisa a campanha doBoticário da Talent Bis, em especial um anúncio seqüencial
na revista
Veja
do dia 6 de outubro de 1999, estabelecendo relações entre a narrativa do texto
escritoeaestruturado contomaravilhoso.Acriança lêo livrodoBoti várias vezes, brinca coma
esponjadoBoti nobanho, faz usodos produtos debanhoe recebe informações do clubeecoló-
gicodoBoti, numprocessode ressemantizaçãodaproduçãodesentidos.Assim, elapodecons-
truir novossignificadosparaasua relaçãocomo "sujeito" naturezapormeiodeseusimulacro, a
ecologia. Entre o sensível do banho e o inteligível do livro e da participação social, a criança
exerce sua cidadania e cria-se um novo devir para o planeta, no passado imediato, que traz a
carga semântica da novidade Boti. Amarrar todas essas questões: presente e futuro, universo
infantil, ecologia, produtos lúdicos e atrativos, em uma única e contínua campanha é realmente
uma proposta de mestre que revela um profundo conhecimento do perfil da criança enquanto
consumidora.
GENTEQUEENTENDEDECRIANÇA:ACAMPANHADOBOTI DOBOTICÁRIO
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ANALÚCIABRANDÃO
O autor dá ao leitor uma visão histórica da ferramenta de gestão estratégicamais discutida e
debatida, hoje, pelas organizações. O texto aborda como nasceu o BSC e como evoluiu de um
instrumentodeacompanhamentodenegóciosapartirde indicadores financeirosenão financeiros
atése transformaremummodelodegestãoquecolocaaestratégiacomoagendaoperacional da
organização.
BALANCEDSCORECARD
–DATEORIAÀPRÁTICA
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ALEXANDREMATHIAS
O artigo tem como objetivo analisar anúncios que exploram a nudez feminina, focalizando os
efeitosdesentidoconstruídospelo tratamentoplásticodadoà figuradamulher.Sãocomparados
dois anúncios, do chocolate Dove e do iogurteMolico, a partir da aplicação dametodologia da
semióticadiscursiva.
Nos textosanalisados, as figurasdoscorpos femininosdiscursivizamprazeresdiversos, aos
quais correspondem diferentes buscas. De acordo com a autora, Dove vende-se pelo seu ser,
enquantoMolico, pelo que faz-ser. Aconstrução desses diferentes efeitos de sentido se dá pela
articulaçãodasunidadesdosplanosdeexpressãoede conteúdo. EmDove, amulher-chocolate
seduz para um consumo orientado pela estesia, no qual o prazer de gozar é convocado pelo
tratamentovisual conferidoaocorpoqueseofereceàprova,àdegustação.EmMolico,aestetização
docorpocriaamulher-obra, produtodeumesforçoempreendidoembuscadoprazerdeagradar.
Para cadaqual, umdestinatário, que responderáàmanipulaçãoestésicaouestéticados corpos
e prazeres que povoam o universo da publicidade.
NUECRU–OCORPOFEMININOEMANÚNCIOSDEPRODUTOSALIMENTÍCIOS PÁG. 39
ANGELADETANICO
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