Janeiro_2002 - page 95

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Revista daESPM –Março/Abril de 2002
CANAISDEMARKETING:
UmaVisãoGerencial
Atlas,
SãoPaulo, 2001
557p. –R$ 95,00
Este livro reúne textos formulados por uma equipe de pesquisadores da Escola de
Comunicações e Artes da USP (ECA/USP) de reconhecida trajetória no campo da
comunicação e no âmbito ibero-americano das ciências sociais. Além das propostas e
discussõesparticularesquearejamopensamento sobreo comunicacional, aobra constitui,
em seu conjunto, uma aposta na mudança, uma vez que fortalece a convicção de que é
possível consegui-lo, já que desenha rotas críticas por meio das quais vai-se fazendo
realidade.
A mudança proposta supõe rupturas epistemológicas, teóricas e metodológicas,
sobretudoem três interseções: comunicação-política, comunicação-culturae comunicação-
educação. Nessa direção, adquire sentido a proposta de formar um novo profissional da
comunicação: um gestor comunicacional, profissional que se libere do deslumbramento
tecnológico para ver além das tecnologias concretas, que possa enxergar a tecnicidade
social homogeneizanate que impera atualmente.
Os primeiros capítulos enfatizam mais os porquês da necessidade de um novo
profissional dacomunicação, osseguintessublinhamalgunsparaquêsecomosda formação
da atuação de um gestor comunicacional.
Aautoraé livre-docentepelaEscoladeComunicaçõeseArtesdaUSP, ondeéprofessora
dos cursos de graduação e de pós-graduação. É também Editora da revista
Comunicação
&Educação,
editada em parceria USP-Editora Salesiana.
Bert Rosenbloom
MODELAGEM
DEPROJETOS
Atlas,
SãoPaulo, 2001
263p. –R$32,00
Hermano
Roberto
Thiry-Cherques
GESTÃODEPROCESSOS
COMUNICACIONAIS
Atlas,
SãoPaulo, 2001
181p. –R$ 28,00
MariaAparecida
Baccega
O interesse nos canais de marketing vem crescendo aceleradamente à medida que a
competição global, as intensas pressões de custos, as mudanças socioculturais e as novas
tecnologias, em especial a Internet, somaram-se para mudar o panorama da distribuição de
bens e serviços. Em resposta a esses acontecimentos, empresas e outras organizações pelo
mundo jáencaramodesenhoeagestãodos canaisdemarketing como ferramentaestratégica
críticaparasatisfazeràsnecessidadesdeseusclientesecompetircomsucessononovomilênio.
Este livro reflete essas mudanças globais, socioculturais e tecnológicas, fornecendo um
enfoque administrativo e uma estrutura gerencial à área de canais demarketing. Incorpora os
mais recentes dados, informações e pesquisas para capturar novas formas de pensamento e
novos pontos de vista sobre os tópicos cobertos. Teoria, pesquisa e prática são abordadas
minuciosamentee combinadasemumadiscussãoqueenfatizaas implicações sobrea tomada
dedecisão.
Objetivosdeaprendizado, vinhetas temáticasdeaberturadecapítulo, organizaçãoprecisa,
estrutura de títulos esclarecedora, resumos de fim de capítulo, questões para revisão e para
discussão,minicasose25estudosdecasono final fazemdestaobraum instrumento realmente
útil aousuário, expondoosmais recentes acontecimentos queafetamos canais demarketing.
Oautor,BertRosenbloom, éprofessordeMarketingnoCollegeofBusinessandAdministra-
tion at Drexel University e vice-presidente da American Marketing Association, na Filadélfia
(Pensilvânia-EUA).Especialistaemgestãodecanaisdemarketingesistemasdedistribuição, é
autor de 10 livros.
Este livro foi concebido como um roteiro para modelagem de ampla gama de projetos.
Congregaas técnicasdeconfiguraçãoorigináriasdaadministração,daengenhariaedaeconomia
deprojetos, tanto comerciais como sociais.
Asseis fasese49passosemqueestádividido foramordenadosdemodoque faciliteouso
tanto didático como profissional. O instrumental apresentado é útil particularmente para
modelagemdeprojetosdestinadosàobtençãode recursos financeiros, projetosdeviabilidadee
projetos dedesenvolvimento.
Uma seleção de passos essenciais foi elaborada com o intuito de que omanual possa ser
utilizado, também, para configurar anteprojetos eprojetos depequenaenvergadura.
Oautor égraduadoemAdministraçãopelaEscolaBrasileiradeAdministraçãoPúblicaede
Empresas (EBAPE) daFundaçãoGetulioVargas, doutor emCiênciaspelaCoppe/Universidade
Federal doRiodeJaneiro (UFRJ)eSeniorResearcher daUniversityofMaryland,CollegePark.
Também tem colaborado comartigos paraa
RevistadaESPM.
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