Janeiro_2002 - page 52

Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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As fotos principais da atmosferaMcDonald’s revelam: (1) o sentido comunitário
do consumo comogrupode amigos e (2) e adimensão lúdica edescontraída, repre-
sentadapelascriançascorrendonumadunadeareia.Trata-semenosdosentido literal
do consumo infantil apenas e muitomais da capacidade desta marca em se opor a
modelos adultos e formais de alimentação e refeição. Duas outras fotos também são
muito ilustrativasdaatmosferaMcDonald’s (Avenida/PrédioeMetrô). Elas refletem
de modo exemplar a forma comoo estilode consumo
fast-food
se encaixa nodia-a-
dia movimentado e estressante da vida urbana. Aliás, o contraponto entre as duas
primeiras fotos (Grupode amigos eCrianças) e as duas seguintes (Avenida/Prédio e
Metrô) émuito interessante. Esse contraponto reflete o que imaginamos possam ser
umdos valoresmais importantesdestamarca: suacapacidadedecriar umaatmosfe-
radeencontro, de informalidadeedescontraçãoduranteperíodosda semanacarrega-
dos de obrigações e compromissos (vide tabela # 6).
McDONALD’S
(DESENHOS)
Zigue-Zague
Minhoca
Caracol
Círculo Fechado
Elipse
CírculoAberto emCima
CírculoAberto àDireita
CírculoAberto àEsquerda
Triângulo
Ponto
Quadrado Fechado
Paralelogramo
QuadradoAberto àDireita
RetaDescendo
QuadradoAberto emCima
RetaVertical
QuadradoAberto àEsquerda
RetaHorizontal
RetaSubindo
Nenhum/NãoSabe
BRASIL
%
32
29
18
17
11
7
6
5
6
4
6
4
1
3
2
3
2
3
2
0
MÉXICO
%
32
33
17
11
19
17
16
13
9
9
7
9
7
4
3
3
3
3
3
0
VENEZUELA
%
31
28
11
14
13
11
9
9
7
8
6
7
3
1
4
1
3
1
2
1
McDONALD’S
(FOTOGRAFIA))
Grupo de amigos
Crianças
Avenida/Prédio
Metrô
Pôr-do-sol
Jogadores
Galeria de arte
Praia
NoPico
Esquiadores
Raio
Nenhum/NãoSabe
BRASIL
%
50
39
33
15
12
5
5
7
2
1
2
0
MÉXICO
%
29
41
27
18
20
12
9
8
9
7
9
0
VENEZUELA
%
33
36
25
25
21
13
12
10
9
9
7
0
Tabela # 5
Tabela # 6
1...,42,43,44,45,46,47,48,49,50,51 53,54,55,56,57,58,59,60,61,62,...103
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