Janeiro_2002 - page 50

Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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Emnosso
deck
de fotografias, duasemparticular refletemcomclarezaaatmosfe-
radamarcaCoca-Cola. Emprimeiro lugar, oGrupodeAmigos jovens que expressa
o sentido tradicionalmente gregário destamarca, que a empresa sempre reforçou ao
longo de décadas de sua comunicação. Esta foto é uma clara oposição a qualquer
sentidode isolamentoe individualismo.Aocontrário, elaexpressamelhordoquemil
palavras aenergiadocontatoqueocorrenos encontrosde jovensnestaetapadavida.
Em segundo lugar, a foto Pôr-do-sol/estrada que estámuito conectada àmarca por
duas razões, pelomenos: a intensidade do vermelho que identifica Coca-Cola e o
sentidoevidentedebuscade liberdade implícitona imagemdeumaestrada.Ou seja,
a presença dessas duas fotos como asmais associadas àmarca revelam simultanea-
mentevalores essenciais de Coca-Cola, napercepçãode seus consumidores: a iden-
tidade que ela promove dentrodogrupoque partilha o seu consumo e a reafirmação
da independência individual (vide tabela # 3).
COCA-COLA
(FORMASGEOMÉTRICAS)
Círculo Fechado
Caracol
Minhoca
CírculoAberto aDireita
Elipse
CírculoAbertoemCima
Zigue-Zague
Ponto
CírculoAberto à Esquerda
Triângulo
RetaHorizontal
Paralelogramo
Quadrado Fechado
RetaVertical
QuadradoAberto emCima
RetaSubindo
RetaDescendo
QuadradoAberto à Esquerda
QuadradoAberto à Direita
Nenhum / NãoSabe
BRASIL
%
22
24
14
23
17
12
9
8
8
4
2
3
3
2
3
1
2
1
2
0
MÉXICO
%
27
2
29
13
25
11
17
16
9
5
7
5
4
4
3
5
3
4
1
0
VENEZUELA
%
27
21
21
23
19
15
12
9
13
4
3
3
3
2
1
2
1
3
3
1
COCA-COLA
(FOTOGRAFIAS)
Grupo deAmigos
Pôr-do-sol
Crianças
Praia
Jogadores
Esquiadores
NoPico
Avenida/Prédio
Galeria de arte
Metrô
Raio
BRASIL
%
47
38
24
23
16
20
11
11
3
7
5
MÉXICO
%
43
37
27
23
29
18
21
15
17
13
13
VENEZUELA
%
55
49
25
17
19
11
9
12
14
9
5
Tabela # 2
Tabela # 3
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,60,...103
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