Setembro_2007 - page 14

Eva
Stal
19
SETEMBRO
/
OUTUBRO
DE
2007 – R E V I S T A D A E S P M
do Sul.As duas últimas sãooperações
próprias.NoMéxico,26%docontrole
pertence ao grupoDaimlerChrysler, e
naColômbia, 50%do capital estánas
mãos da Superbus, fabricante local de
ônibus.Asexportaçõesalcançammais
de80países.Apostandonaestratégiade
internacionalizaçãodeseusnegócios,a
Marcopolo já teve 50%do seu fatura-
mento total proveniente de operações
noexterioroudeexportações.Em2006,
essepercentualcaiupara40%,mesmo
montanteesperadopara2007.
HISTÓRIADAEMPRESA
ANicola&Cia.Ltda. foiconstituídaem
6deagostode1949poroito jovensde
Caxias do Sul, na serra gaúcha, como
uma fábricadecarroceriasparaônibus.
Foi emmadeira a primeira carroceria
construída, e levou 90 dias para ficar
pronta.Em1952, surgiramasprimeiras
carrocerias estruturadas em aço, um
salto tecnológico que colocou a em-
presaà frentedomercadobrasileiro.
Em 1968, a empresa lançou o ônibus
Marcopolo, sucesso de vendas no
Salão doAutomóvel de São Paulo. O
novo modelo, inovador em técnicas
de construção e
design
de carrocerias,
mostrouque a inovação constante era
uma exigência dousuáriofinal, e que
faria a diferença entre sobreviver ou
dominar omercado. Em 1971, como
conseqüênciadepesquisasdemercado,
a empresa passa a se chamar Marco-
polo. Amodificação, aparentemente
semaexpectativadegrandesefeitos,foi
decisivaparaaentradaemoutrospaíses.
Com o passar dos anos, constatou-se
que os clientes do mercado externo
associavam a marca ao desafio das
viagens e, ainda, a suaorigem italiana
eaum
design
avançado.
Aempresadetinha44,9%daprodução
brasileira aofinal de 2006, e um con-
tingentedemaisde10milempregados
–8.205 funcionários noBrasil e2.336
nas fábricas do exterior –, e produziu
16,5milunidades,vendidasa82países,
tendo faturado cerca de R$ 2 bilhões.
Aofinalde2001,quandoobteve,pela
primeira vez, receitas superiores a um
bilhãodedólares,asvendasnoexterior
já tinhamsuperadoasdomercadobra-
sileiro, representando57%do total.
A empresa possui quatro fábricas no
país eunidadesprodutivas tambémna
Argentina (Marcopolo Latinoamerica),
inauguradaem1998etemporariamente
inativa, México (Polomex), Colômbia
(Superpolo), Portugal (Marcopolo In-
dústria deCarroçarias) eÁfrica do Sul
(MarcopoloSouthAfrica).Algumasdas
plantas no exterior são operadas em
parceria com fabricantes de chassis.
A empresa começou a exportar em
1961, para oUruguai, e a partir daí
se expandiu para Paraguai, Chile,
Colômbia, Peru e outros países da
América Latina. Em1974, começou
a exportar para aÁfrica.
A planta de Portugal, a primeira no
exterior e instalada em 1991, sempre
funcionou como posto avançado de
observação, eé fontede tecnologiade
Em 1952, surgiram as primeiras carrocerias
estruturadas em aço, um salto tecnológico
que colocou a empresa à frente do
mercado brasileiro.
Ð
Fotos concedidas pelaSeccoConsultoria deComunicação-ArquivoMarcopolo
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