Setembro_2006 - page 2

REV I STA DA ESPM–
JANEIRO
/
FEVEREIRO
DE
2006
Edi
torial
EXPEDIENTE
C
ONSELHO
EDITORIAL
FranciscoGracioso–Presidente
Alex Periscinoto
AlexandreGracioso
JacquesMarcovitch
J. RobertoWhitaker Penteado
E
DITOR
J. RobertoWhitaker Penteado
MTBn
o
178/01/93
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OORDENAÇÃO
E
DITORIAL
LúciaMaria deSouza
P
ROJETO
G
RÁFICO
MiriamDuenhas
C
APA
EdsonKonioshi
Packing.Design
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MAGENS
NÃO
CREDITADAS
Arttoday
Keystone
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EVISÃO
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
P
UBLICIDADE
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MPRESSÃO
EditoraReferência
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XCLUSIVO
FernandoChinagliaDistribuidoraS/A
REVISTA DA ESPM
– uma publicação bimestral da
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os
conceitos emitidos em artigos assinados são de
exclusiva responsabilidade dos autores.
Professores, pesquisadores, consultores e exe-
cutivos são convidados a apresentaremmatérias
sobresuasespecialidades,quevenhamacontribuir
para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos
camposdaadministraçãoemgeral,domarketinge
das comunicações. Informações sobre as formas e
condições, favor entrar em contato com a coorde-
nadora editorial.
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Esta edição da
Revista da ESPM
coincide com as comemorações do 55
o
ani-
versáriodaEscola.Aos55anos jáacumulamosmuitaexperiênciaepoucacoisa
nos surpreende. Jamaisdiríamos, por exemplo, queomundoestávivendoum
momento de transição, pois na verdade omundo está mudando desde que
começou. Nãohá dúvida, porém, de que, hoje emdia, as coisasmudamde-
pressademais, aomenosparaosprofissionaisque trabalhamnacomunicação
comomercado. Jáhouveépocaemqueera fácil definir apropaganda, como
umamensagempaga e identificadapor seupatrocinador, divulgadanamídia
demassa.Hoje, poderíamosdefinir apropagandademuitas formasdiferentes.
Algumas vezes ela é atémesmo anônima, num clarodesrespeito à ética e ao
consumidor. Parecequeos publicitários terãomuito trabalhopela frente, para
atualizar o nosso código de ética, tornando-omais abrangente e rigoroso. A
primeiracoisaamudarseria, talvez,oseupróprionome,poiseledeveriareferir-
sea todooespectrodacomunicaçãodemercado.
Grandesmudançasestãoocorrendo tambémnaescolhaeutilizaçãodoscanais
decomunicação. Emvezdos cincoou seismeios tradicionais deantigamente,
temos, agora, setegrandes arenasdecomunicaçãocomomercado, a saber:
1.
apropagandaem sua forma tradicional ou integradanoconteúdode
filmes eprogramas;
2.
omundovirtual da internet, celulares eadvergames;
3.
ovarejo, vistocomocentrodedifusãoepromoçãodamarca;
4.
ouniversodamodaede suaspersonalidades;
5.
omundodoesporteedopatrocíniodeclubes eatletas;
6.
os grandes eventos, feiras eexposições; e,
7.
omundomágicodoentretenimento.
Antigamente os anunciantes e as agências pensavam em duas ou três dessas
arenas, nomáximo.Hoje, éprecisoalargar opensamentoecriar idéiasque se
expressem em todas as arenas. Este éo grandedesafio comque sedefrontam
as nossas agências de propaganda e – para vencê-lo – precisam redefinir o
que é criatividade. Precisam também entender que o essencial é a integração
estratégica com seus clientes e o conhecimento íntimo do perfil das novas
expectativas dos consumidores.
FranciscoGracioso
DACOMUNICAÇÃO
ASNOVAS ARENAS
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