Revista da ESPM - SET-OUT_2007

50 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 Gerdau - aquisições no exterior Em 1995, teve início um programa de reestruturação societária, onde todas as atividades operacionais no Brasil foram incorporadas pela Cosigua e sua razão social alterada, em dezembro de 1996, para GERDAU S.A. Em 2003, nova reestruturação criou a Gerdau Açominas S.A., empresa que con- grega todas as atividades do grupo no Brasil (Barbosa, 2004). Na América doNorte, a empresa atua por meio de sua subsidiária Gerdau Ameristeel. O ímpeto pelo crescimento só não é maior porque o grupo evita adquirir ativos que ameacem não garantir a remuneração do investimento. Tam- bém optou pela manutenção de um patamarconservadordeendividamento, que mesmo no longo prazo não pode superar uma vez o patrimônio líqüido. As dívidas emdólar contraídas noBrasil tambémnãopodemsermaioresdoque o valor de três meses de exportação. O World Investment Report 2003, da UNCTAD (2004), aponta apenas a Petrobras e a Gerdau entre as 50 maiores empresas com investimento direto no exterior, oriundas de países emdesenvolvimento.No ranking doTNI (transnationality index), calculado pela média de vários indicadores, tais como ativos no exterior/ativos totais, vendas no exterior/vendas totais e empregos no exterior/empregos totais, a Gerdau está à frente da Petrobras. De acordo com levantamento da FundaçãoDomCabral(2006),éogrupo privado mais internacionalizado do Brasil, entre 24 empresas listadas. Esse ranking levouemcontasete indicadores de inserção internacional, entreosquais mercados de atuação, ativos existentes no exterior, domínio da cadeia de valor, vendas no exterior em relação a vendas totais, número de empregados no exte- rior, número de anos desde a instalação da primeira subsidiária no exterior e número de mercados onde a empresa é listada nas Bolsas deValores. Em 2002, a Gerdau foi eleita Empresa deValor, pelo jornal Valor Econômico .A soma das pontuações obtidas em cada um dos quesitos, mais a presença entre as maiores empresas do país e o fato de ter superado as demais campeãs se- toriais em quesitos como governança corporativa, respeito ao meio ambi- ente, atendimento ao consumidor e participação em ações sociais foram responsáveis pela premiação. OS RUMOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO A empresa construiu um modelo de negócio e percebeu que ele poderia ser replicado fora das fronteiras na- cionais. Esse modelo mostra que um negócio bem-sucedido tem pratica- mente as mesmas bases em qualquer país do mundo, que são disciplina, compromisso com a qualidade, e transparência e confiabilidade nas relações com fornecedores e, princi- palmente, com clientes. A decisão de abrir siderúrgicas no exterior foi tomada pela compa- nhia em 1980, quando ela cons- Seguiram adquirindo siderúrgicas em todo o país, de proprietários privados ou participando dos leilões de privatização. O grande mercado livre para o aço era o mercado americano, principalmente formado por usinas integradas tradicionais, de menor produtividade. Foto: site Gerdau Foto: site Gerdau

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