Revista da ESPM_MAR-ABR_2012

so, mas também uma ferramenta eficaz na transformação social e organizacional. Talvez, o crescente interesse no FIB Em- presarial, voltado para promover o bem- estar nas empresas, derive da crescente percepção, desde a época dos gurus de gerenciamento, como Frederick Herzberg e W. Edwards Deming, de que a rota até a qualidade e ao contínuo aperfeiçoamento organizacional se dá por meio de moti- vadores int r ínsecos e não ex t r ínsecos. Eles se deram conta de que, para se gerar e perpetuar empresas bem-sucedidas, é preciso focar os esforços na criação de ambientes que favoreçam o florescimento das necessidades psicológicas inatas dos seus funcionários. Uma das empresas pioneiras em aplicar esse novo paradigma voltado para a sa- tisfação no local de trabalho é a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), cujos diretor, Luiz Henrique de Castro FIGURA 2 Nove dimensões do FIB BOM PADRÃO DE VIDA ECONÔMICA 1. GESTÃO EQUILIBRADA DO TEMPO 8. ACESSO À CULTURA 7. BEM-ESTAR PSICOLÓGICO 9. 5. VITALIDADE COMUNITÁRIA PROTEÇÃO AMBIENTAL 6. BOA GOVERNANÇA 2. BOA SAÚDE 4. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE 3. R e v i s t a d a E S P M – m a r ç o / a b r i l d e 2 0 1 2 124 FONTE: Felicidade Interna Bruta (FIB) May Stin

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