Revista da ESPM_MAR-ABR_2012

P or E dmir K uazaqui A economia e os novos mercados consumidores A s emp r e s a s t êm f a ce a d o um novo desaf i o : a ge ração Y. Es se segmento de me rcado p romove d i scussões sobre a teor i a do ma r- ket i ng i nter naci ona l e gera impac- tos na gestão e no p l ane j amento est ratég ico das organ i zações pós a Segunda Guerra Mundial, as economias foram reabastecidas pelo retorno de recursos econômi- cos e financeiros, resultando no crescimento vegetativo expressivo denominado baby boom , o qual gerou uma grande quantidade de novos consumidores. As empresas, então, adequaram seus parques produtivos e suas estratégias, a fim de atender às demandas e criar novos produtos e serviços. Os filhos dessa geração, denominados “geração X”, nasceram em outra realidade, repleta de processos que visavam a mudanças, como a reengenharia. Agora, as demandas estavam A m a r ç o / a b r i l d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 115

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx