Revista da ESPM_MAR-ABR_2012

R e v i s t a d a E S P M – m a r ç o / a b r i l d e 2 0 1 2 112 Youtube (US$ 1,65 bilhão), que passou a fazer parte da empresa em 2006 e se tornou a plataforma determinante para veiculação de conteúdos, desde notícias, docu- mentários, publicidade, até fil- mes, vídeos engraçados e virais. Segundo o site Alexa, o Youtube é o terceiro mais acessado no mundo, atrás apenas do próprio Google e do Facebook. Commais de dois bilhões de visualizações diárias, responde por 10% de todo o tráfego da internet e mais de 800 mil vídeos são postados no serviço todos os dias. O Google, no entanto, não está imune a falhas e é preciso cora- gem para admitir publicamente um erro. Mas também é preciso inteligência para reconhecer que um projeto não trará retor- no. Google Bookmarks, Knol, Picnik e o Body Browser são projetos que foram cancelados. OGooglemantémuma cultura or- ganizacional que estimula a criação e a experimentação, almejada por muitas empresas e valorizada no mercado. Mas talvez a lição mais importante da empresa seja a de saber que é melhor tomar a dura decisão de cancelar um projeto malsucedido a deixar que ele cresça emineas forças eo focodaempresa. O Google transformou- se em um provedor de buscas, e-mails, aplica- tivos, armazenamento, serviços, mensagens instantâneas, VoIP etc. Produtos como o “Goo- gle Earth” e “Maps” são oriundosdaaquisiçãoda Keyhole Outras aquisições im- portantes do Google in- cluemo serviço de blogs “Blogger” e o serviço de compartilhamentoon-line de imagens “Picasa” Antes de efetivar a aqui- sição, os executivos da Google se preocupavam com o fato de haver vei- culação não autorizada de material de estúdios e produtoras no Youtube Adaptando-se aos novos cenários: O CASO SHELL Não são apenas as empresas ligadas à tecnolog ia e internet que olham para o futuro. A Shell, centenária empresa anglo- holandesa, conseguiu passar por todos os episódios que abalaram o mercado e o mundo, desde a crise do petróleo dos anos 1970 até todas as idas e vindas do “ouro negro” nos dias atuais 11 . Com atuação em 80 países e territórios e 90 mil funcionários, a empresa conta com uma operação complexa e com forte atuação na ampla exploração de petróleo. A Shell conta ainda com refinarias e plantas de proces- samento químico, além de ser reconhecida como uma empresa de serviços, provendo consultoria e serviços financeiros, de ges- tão de risco e de logística. Sensível e rápida na adaptação a diferentes contextos, realizou uma significativa reor- ganização em 2009 para reduzir seus custos operacionais e apostar em novos caminhos, em linha com seu negócio principal, que é energia . Fortemente ligada à cadeia do petróleo, passou a investir também na exploração de gás natural e em formas de energias renováveis. A Shel l, por tanto, se reinventa a cada instante. Um dos segredos para que isso ocorra é que a empresa considera novos cenários em seu exercício de planejamento estratégico desde 1980. Assim, mantém-se uma velha senhora sempre jovial , um modelo a ser seguido e, ao mesmo tempo, um de- safio e tanto para qualquer empresa.

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