MAI-JUN-2011

R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 104 desafios e projetos. Também Maslow já afirmava queessetipodepessoaémaisautônoma,indepen- dente e capaz de se autodirecionar. E que valoriza muitomais a possibilidade de criar, de buscar tra- balhos significativos e comos quais se identifique. São indivíduos que buscam ativamente o feedback para determinar o quão bem estão indo. Para elas a realizaçãoseriamais importantedoqueosbene- fícios eatémesmoqueosalário.Ouseja, exibiriam comportamentos e atitudes empreendedoras em qualquercontexto:nasorganizações,emsuasvidas, e em seus próprios projetos e empreendimentos. Vimos que a EU lista o espírito empresarial entre ascompetênciasbásicasparaaempregabilidadena sociedadecontemporânea.Nodocumentojácitado, oespíritoempresarialédefinidocomo“acapacida- de dos indivíduos de pôr as suas ideias emação”, e istodemandaenfrentarriscos,ousodecriatividade, ageraçãodeinovaçãobemcomoascapacidadesde planejamento e gestão proativa de projetos, de tal forma a garantir a consecução de objeti- vos. Portanto, essa capacidade engloba as habilidadesdeorganização,comunicação, liderança, delegação, registro e avaliação. Esseespíritoempresarialédefatooespíri- toempreendedor.Quemodetémsevolta para o ambiente a sua volta, percebendo oportunidades,epossuiriaumavisãodos riscos, mas também teria mais energia e autoconfiança, resistindo muito mais ao fracasso. Portanto, são pessoas que se comportamcomo protagonistas, toman- do a rédea de suas vidas, abrindo seus própriosespaços,reforçandoosentimento de autoeficácia. Essas características são predominantemente psicológicas. A este respeito é interessante adicionar queoConselhoFederaldeAdministração tem feito pesquisas para acompanhar a carreira dos administradores. Realizou-as em 2003 e 2006 envolvendo amostras nacionais. Nesta última, 25% dos admi- nistradoresinformaramqueescolherama profissãopelosseusprojetosprofissionais e tambémpelavontadedeabrir umaem- presa. Aliás, a esse respeito, essa mesma pesquisa apontou que 46% dos entrevistados indicaram o “Desenvolvimento doEmpreendedorismo” como o principal novo conteúdo a ser desenvolvido nos cursos de administração. Demandas adicionais: de autoconhecimento e autogestão de carreira Vale enfatizar que mudou a visão das empre- sas e dos indivíduos com respeito à carreira. O colaborador é posto diante de muito mais opções e pontos de decisão quanto a sua vida profissional e de trabalho do que se tinha ante- riormente. Essas decisões exercemuma pressão maior para que se autoconheça, incluindo o aspecto emocional (outro fator da inteligência emocional de Goleman). A pessoa é impelida a fazer escolhas desde muito cedo. E, para não se perder ante a enormidade de possibilidades, é chamado a se responsabilizar pela construção do seu projeto profissional e de carreira, o que se denomina “carreira proteana” (Hall, 1996). Qual o percurso que almeja seguir? Como se preparar? Quais etapas seguir? Persigo esta oportunidade aqui, ou seria melhor tentar em outra organização? Ou seria melhor ter uma carreira autônoma? E, lembremos que, atual- mente, as carreiras significam trajetórias que até ultrapassam fronteiras, dados os efeitos da intensificação da globalização. Para isso precisa ter muito maior capacidade de autogestão, nãosomenteparaelaborar seuprojeto profissional e de carreira, bem como conciliar e ou delimitar melhor o espaço que ele ocupará na sua vida pessoal. Pois como dissemos antes, atualmente o borramento dos limites é mais agu- do, dado que, como apontava o velho Drucker, o trabalhador do conhecimento detém os meios de produção. E agora mais do que nunca, dada a capacidade de processamento e de conexões dos equipamentos que portamos. E a autogestão também é uma capacidade psicológica. A que isso tudo nos remete? O conceito de “carreira proteana”, foi apresenta- do por Hall (1996), como umcontrapontoàcarreira organizacional. O termo é derivado do deus “Pro- teu”, que, na mitologia grega, possuía a habili- dade para mudar de for- ma ao comando de sua própria vontade. Nessa perspectiva, a carreira proteana é um processo gerenciadopela“pessoa” enãopela“organização”.

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