MAI-JUN-2011

maio / junho de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 103 truçãode relacionamentos, influência, negociação, formaçãodeparcerias, trabalhoemgrupoe redes. Nisso tudo se embute, também, a demanda por muito maior controle emocional, uma das facetas dainteligênciaemocionalabordadaspelopsicólogo americano Daniel Goleman. A sociedade do conhecimento demanda aprendizagem contínua Comojáseapontouanteriormente,eécorroborado pelaUE, na sociedade do conhecimento é impres- cindível acapacidadedeaprenderaaprender, eque estaaprendizagemacontecerádurante todaavida. Issonosremeteparaseuaspectomotivacional.Esse jáforaabordadoporAbrahamMaslow,outrogran- de psicólogo americano, que apontou como um sextogrupodenecessidadesbásicasdoserhumano a de saber e de conhecer (sim, a teoria de Maslow foi muito além das cinco necessidades apontadas comumente na sua hierarquia de necessidades!). Cabeesclarecerqueessamotivaçãoobedeceauma dinâmicadecrescimento,oquesignificaquenunca vai ser completamentesatisfeita.Opróprioavanço, aobtençãodemais conhecimento reforçao indiví- duoparaquerer conheceraindamais, estimulando e facilitando a contínua aprendizagem. Ressalte-seque, comrespeitoàempregabilidade, o quesedemandaéosaberaplicaresseconhecimen- toaosdiferentescontextos,detalformaasolucionar problemas, inovar, criar eagregar valor, parapoder competir. Vimos que as organizações, bem como os indivíduos, passaram a competir num âmbito muitomaior.Advémdaí anecessidadedeposturas muitomais típicas de quemé donodo empreendi- mento.Deseja-se,portanto,queoindivíduosempre queira fazer o seumelhor para superar os padrões de qualidade. E que se preocupe em exceder as metas,comprometendo-seepersistindoquantoao atingimento delas. Essas são características típicas de pessoas altamente motivadas por realização, como bem apontou David Clarence McClelland, outro psicólogo americano. Esse pesquisador in- dicou que o comportamento empreendedor seria ligado a essa motivação. Indivíduos altamente motivadosparaautorrealizaçãobuscamexcederem seus desempenhos, daí que se encaixamverdadei- ramentenoconceitodepessoas competentes. Pois, como afirmavamSpencer Jr. e Spencer (1993, p. 9), acompetênciaserefeririaaodesempenhosuperior no trabalho ou emuma situação. Ou seja, os indi- víduos que buscam se autorrealizar destacam-se e se diferenciam por sua entrega de resultados, mostrando-se verdadeiramente competentes. Pessoas impulsionadas pela autorrealização desenvolvem o “espírito empreendedor” Pessoas autorrealizadoras têm iniciativa, são preocupadas com oportunidades, e se lançam Autorrealização Estima Amor/relacionamento Segurança Fisiológicas respiração, alimentação, excreção, sexo, sono e homeostase garantia de: saúde, trabalho, recursos para propriedades e moral entre a família amigos, família e intimidade sexual com o parceiro autoestima, confiança, conquista, respeito aos outros e pelos outros moralidade, criatividade, espontaneidade, resolução de problemas, ausência de prejuízo e aceitação dos fatos saber, conhecer Abraham Maslow clas- sificou, em uma divisão hierárquica, as cinco necessidades básicas do ser humano. Mais tarde, Maslow apontou um sexto grupo de ne- cessidades que é o de “saber e de conhecer”, indo além das cinco ne- cessidades jáapontadas e conhecidas.

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