Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

63 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M Embalagem do Óleo Maria Marcas próprias Carrefour cepção de qualidade das marcas próprias de 25,5% para 27% . MARCA PRÓPRIA E DESIGN DE EMBALAGEM O cenário descrito anteriormente ratifica às MPs umpapel estratégico e permite, inclusive, que elas disputem mercado com marcas líderes. Diante deste novo contexto e do fato de que mais de 80% das decisões de compra acontecem no ponto- de-venda, o design de embalagem torna-se uma das ferramentas fun- damentais para MP. Consumidores são expostos a, pelo menos, 1.600 mensagens comerciais por dia; e, delas, 80 são percebidas; e apenas 12 chegama provocar alguma reação e as MPs têm apenas o espaço da gôndola como ponto de contato com o potencial comprador. Assim, a embalagem tem papel fun- damental no processo de compra, sendo a principal mídia do produto na hora da decisão. Seu design pre- cisa interagir diretamente no proces- so de compra, proporcionando impacto visual (o produto tem cerca de 3 segundos para impressionar e seduzir ao primeiro olhar), emocio- nar (criar vínculos mais profundos e uma conexão emocional para que o consumidor se apaixone), raciona- lizar (gerar estímulos para fazer o consumidor migrar da observação à ação de compra) e, por fim, fidelizar (manter a marca sempre atraente para conquistar o consumidor fiel, que é a chave do sucesso e um dos maiores patrimônios que uma marca contemporânea pode ter). CARREFOUR: UM BREVE HISTÓRICO O Carrefour é um grupo de origem francesa, criado em 1959, presente em 19 países e com mais de 7.000 pontos-de-venda. A operação brasileira foi a primeira no continente americano, inicia- da em 1975. Com o lançamento de novas lojas e a aquisição de redes regionais como Planaltão, Roncetti, Mineirão, Rainha, Dal- las e Continente a rede se expan- diu, tornando o Carrefour uma das maiores empresas varejistas do país. Recentemente, a rede alcançou a liderança do mercado brasileiro ao adquirir o Atacadão, elevando o Carrefour Brasil à posição de 4 o , no país, em faturamento no grupo (R$17,9 bilhões), atrás de França, Espanha e Itália. Hoje, o Carrefour Brasil conta com mais de 56 mil colaboradores, está presente em 16 Estados com 440 pontos-de-venda (111 Hipermer- cados, 35 Supermercados, 260 Maxidescontos e 34 lojas Atacadão), trabalha com as bandeiras Carrefour, Carrefour Bairro, Dia% e Atacadão, sendo que a MP Carrefour é comer- cializada apenas nas lojas Carrefour e Carrefour Bairro. DIANTE DESSE NOVO CON- TEXTO E DO FATO DE QUE MAIS DE 80% DAS DECISÕES DE COMPRA ACONTECEM NO PONTO-DE-VENDA, O DESIGN DE EMBALAGEM TORNA-SE UMA DAS FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA MP. A EMBALAGEMTEM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE COMPRA, SENDO A PRINCIPAL MÍDIA DO PRODUTO NA HORA DA DECISÃO. IO / JUNHO DE 20 7 – R E V I S T A D A E S P

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