Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

N o ocaso do Império Romano, quando os velhos deuses e os valores tradicionais já estavam abalados, floresceram em Roma várias religiões vindas dos quatro cantos do im- pério. Houve um momento em que o maniqueísmo chegou perto de tornar-se a religião oficial, mas o cristianismo prevaleceu afinal, graças à transcendência de sua mensagem, que ia muito alémda felicidade neste mundo. Hoje, ocorre no Brasil e em outros países uma efervescência religiosa comparável, mas com duas grandes diferenças: trata-se de uma competição entre as próprias denominações cristãs, e a ênfase dos competidores está na mudança de comportamento, mais do que em novos valores e crenças. Os líderes religiosos que ouvimos não gostam de falar em marketing religioso, para definir essa competição entre eles. Preferem falar de comunicação e dizem que o uso da televisão foi decisivo para provocar a autêntica revolução que presenciamos na religião. Mas não há dúvida de que se trata realmente de marketing da melhor qualidade.As igrejas neopentecostais, principalmente, fazem uma cuidadosa segmentação de seu público-alvo, adaptam o discurso às expectativas desse público, cuidam pela“estrutura de distribuição”, através de milhares de templos e não esquecem de uma sólida política de preços. Sabe-se que 44% de seus fiéis pagam dízimo regularmente e as normas para fixar estes dízimos fariam inveja a qualquer diretor financeiro. Todos reconhecem que os neopentecostais interpretam as necessi- dades do homem moderno melhor do que as igrejas tradicionais. Isso lhes permite crescer rapidamente às custas da religião católica, ainda majoritária. No longo prazo, uma nova tendência começa a surgir. Um sincretismo crescente que aproxima cada vez mais o discurso de todas as denominações cristãs. Estaremos caminhando para uma nova super-religião, voltada especialmente para as necessidades das grandes massas? Só o futuro nos dirá, mas tudo aponta nessa direção. FRANCISCO GRACIOSO Presidente do Conselho Editorial O marketing a serviço da religião PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm C onselho editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Hiran Castello Branco Thomaz Souto Corrêa J. Roberto Whitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) C oordenação E ditorial Lúcia Maria de Souza E ditora A ssistente Anna Gabriela Rodrigues Araujo E dição e P rojeto G ráfico Miriam Duenhas C omercial Maitê Lorente e-mail: mlorente@espm.br Tel.: (11) 5085-4679 C apa Design Absoluto R evisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R edação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br I mpressão Gráfica Editora Aquarela D istribuidor E xclusivo Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R evista da ESPM Uma publicação bimestral da Escola Superior de Propaganda eMarketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva respon- sabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul- tores e executivos são convidados a apresentarem matérias sobre suas especialidades, que venham a contri- buir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da adminis- tração em geral, do marketing e das comunicações.Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato coma coordenadora editorial.

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