Revista da ESPM

janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 99 diversos cases já praticados no mercado, que agora estou tendo a oportunidade de testar e adaptar para a realidade do Bay Market”, avalia Camila. Promovido pela ESPM-SP, em parceria com a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), o curso surgiu em2009, comoobjetivo de oferecer uma visão aprofundada dos concei- tos de marketing aplicados especificamente à indústria de Shopping Centers. “Percebemos uma crescente demanda por profissionais es- pecializados, com formação estratégica no seg- mento de varejo para administrar os inúmeros shoppings que vêm surgindo em todo o Brasil”, explica o coordenador do curso de Marketing para Shopping Centers, Ricardo Pastore. “E o curso vem atender a essa demanda.” Segundo ele, a primeira lição é a quebra de um paradigma existente no setor: “Muitos focam suas ações naquele consumidor que frequenta o shopping e esquecemdo lojista, que é oprincipal cliente do empreendimento”, ensina Pastore. “A antiga fórmula de realizar promoções para atrair públicopara dentrodo mall já se esgotou. Se opro- fissional de marketing deseja construir uma grandemarca no segmento, precisa trabalhar melhor o trade . É isso que ensi- namos em 40 horas de aulas, dadas em uma única semana, de segunda à sexta, das 8h às 18h, para turmas de 40 alunos. Apostamos nesse formato para facilitar a participação de pessoas de todo o Brasil”, explica o coordenador do curso de Mar­ keting para Shopping Centers. O shopping Bay Market, em Niterói, realizou um flash mob durante os meses de novembro e dezembro, onde 24 bai­ larinos,caracterizadosde funcionários do shopping e pessoas comuns, rea­ lizaram apresentações instantâneas de dança nos corredores do esta­ belecimento. George Dolgikh

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