Revista da ESPM
janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 91 BIBLIOGRAFIA CAVALCANTI , P; CHAGAS , C. História da embalagem no Brasil . São Paulo:Abre Associação Brasileira de Embalagem 2006. MESTRINER , F. Design de embalagem: curso avançado . São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2005 (segunda edição). RIES , A; TROUT , J. Posicionamento - A batalha por sua mente . São Paulo: Pearson. 2005. SOLOMON ,M;R. Ocomportamentodoconsumidor .PortoAlegre: Bookman. 2002 ( 5 a edição). VOLPI , A. história do consumo no Brasil . Rio de janeiro: Elsevier. 2007. ES PM Como utilizar as sacolas para vender mais Abordagens que podem ser adotadas para fazer com que as sacolas das lojas trabalhem para o negócio que nelas acontece. 1. Produto em destaque A imagem do produto mais atraente da loja é apresentada na sacola de uma forma atraente e sedutora. 2. Promoção do momento Destacar na embalagema promoção que estiver ocorrendo no momento. Fazer isso de forma a não denegrir o consumidor que está portando a Sacola, mas sim valorizando sua iniciativa de aproveitar uma boa oportunidade de compra. 3. Integrar com a comunicação Reproduzir na sacola a campanha de comu- nicação e/ou de propaganda que estiver no ar, no momento. 4. Calendário promocional Acompanhar as mudanças de estação e as datas promocionais como Natal, dia das mães, dia dos namorados etc. 5. Eventos especiais Criar eventos especiais nas lojas e que possam ser comunicados nas sacolas. FÁBIO MESTRINER Coordenador do Núcleo de estudos da Embala- gem ESPM, Coordenador do Comitê de estudos Estratégicos da ABRE, autor dos livros: Design de embalagem: curso avançado e Gestão estratégica de embalagem . direta. Ela informava: 1. CHOCOLATE!!!! e 2. Tem uma loja da Kopenhagen por perto!. O resultado não poderia ser outro: aumentou o movimento, os clientes faziam questão de sair com aquela sacola da loja, o consumo de embalagem aumentou 35% e mais e mais sa- colas foram vistas circulando pelos shoppings onde a marca tinha presença. As vendas de chocolate cresceram e também o interesse de mais franqueados... É verdade que nem todos os produtos são tão atraentes quanto o chocolate, mas o que fica aqui registrado é o exemplo da mudança de enfoque, a adoção de um posicionamento que trabalhava para a loja e não apenas para a mar- ca institucional. Muitas redes poderiam ajudar os negócios de seus franqueados tornando-os mais fortes, com ações desse tipo. A conclusão é que a sacola temumgrande poder de comunicação e pode ser utilizada para ajudar o negócio da loja, promovendo a venda de seus produtos, conduzindo mensagens que atraem e provocamodesejode compradaqueles que estão circulando no shopping.
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