Revista da ESPM

R E V I S T A D A E S P M – janeiro / fevereiro de 2011 90 e cooperadas. Ao realizarmos os estudos de campo visitando lojas de todos os tamanhos em vários locais diferentes, observamos que os consumidores gostavam de sair da loja carre- gando aquela embalagem chique, inteiramente preta com o logotipo Kopenhagen escrito em dourado bem no cento da sacola. O logo desta marca é uma assinatura manuscrita que atribui ainda mais personalidade ao conjunto que, como notamos, trabalhava integralmente para a marca institucional. Ocorre que na rede havia muitos franqueados cuja necessidade principal não era a de cons- truir a marca, mas vender chocolate para poder pagar o aluguel e a própria franquia. Essa ob- servação foi a base da nova estratégia de design adotada para as embalagens de loja que mudou o posicionamento adotado até então. As novas embalagens deixaram de trabalhar para a marca que, naquela altura dos aconte- cimentos, já tinha 75 anos de mercado e uma notoriedade que lhe possibilitava abrir mão desses itens em favor dos negócios de seus franqueados. O novo design se voltou, então, para o produto que era vendido na loja. Há certos momentos emque aprendemos tanto e comcoisas tão importantes, que elas deveriam ser emolduradas para não nos esquecermos de seus ensinamentos. Lembro-me do momento em que saí da loja carregando o mock-up da sacola que havíamos desenhado e pude sentir e observar a reação que ela provocou. Foi incrível perceber o poder de atração que a nova imagem exercia sobre as pessoas. O novo design apresentava de forma glamou­ rosa uma coleção dos mais sofisticados bom- bons artesanais produzidos pela Kopenhagen, a fotografia havia sido produzida com cuida- dos especiais e era realmente atraente. Além da foto, havia o logotipo acompanhado da frase: “Os mais Finos Chocolates”. A nova sa- cola trabalhava ostensivamente para a venda de chocolates e sua mensagem será simples e A nova “sacola-carrinho de compras” da Natu- ra, otimiza tempo nas compras feitas em su- permercado e reduz o consumo de sacolas plásticas. Reutilizável, se adapta ao carrinho de supermercado. É for- mada por duas sacolas, que podem ser usadas separadamente ou jun- tas. Suas alças podem ser amarradas no car- rinho, garantindo mais segurança e resistência. © Natura

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