Revista da ESPM
R E V I S T A D A E S P M – janeiro / fevereiro de 2011 88 A pergunta que devemos fazer é para quem ou para que está trabalhando o sistema de emba- lagens da loja? Os profissionais de marketing e do varejo reconhecem que as embalagens são parte integrante do conjunto de componentes, do branding e devem contribuir para que a identidade da marca seja replicada de forma consistente em todas as manifestações da marca. Por isso, a grande maioria das sacolas trabalha para a marca, reproduzindo sua iden- tidade visual de forma literal. Esta abordagem está correta, mas não é a única possível, uma vez que a dinâmica do negócio, o calendário promocional, as liquidações, a mudança das estações e outras efemérides estão acontecendo o tempo todo e agitando o mercado. Logo, temos duas abordagens distintas: na primeira a embalagem reproduz a identida- de de marca e na segunda ela interage com o mercado mudando e assumindo funções diferentes conforme o tempo e a necessidade do negócio. Uma não exclui a outra e as duas podem ser alternadas conforme a necessidade e a oportunidade. Como as sacolas circulamnumambiente extre- mamente propício e motivador do consumo, o depoimento de compra que elas fornecempode ser incrementado com sugestão de consumo e apelo de vendas imediatas caso elas sejam transformadas em veículo de comunicação integrado ao esforço de marketing da empresa. Nessa função, a sacola pode reproduzir ima- gens e slogans da campanha de propaganda que estiver no ar, pode anunciar a chegada de uma nova coleção, a mudança de estação, e mesmo promover a venda de um produto que a empresa deseja destacar. A sacola pode ser utilizada para vender o que tem na loja, promovendo assim o consumo imediato a um A sacola para a Red& WhiteSolutions, parceira da SAP, que atua em todo o Brasil na área do tecnologia da informa- ção, foi desenvolvidape- la Pagú. O resultado foi ummaterial diferenciado que ganhou asmãos e a atenção do consumidor. A criação da sacola ecológica da SEPAC surgiu da oportunidade em estimular a utilização de sacolas retornáveis. A distribuição das sacolas eraatreladaàcompradeduasunidadesdepacks de Duetto e o desafio foi tornar a sacola bonita e atrativa, incentivando assim a sua utilização em diversas ocasiões. G/PAC Comunicação Integrada
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