Revista da ESPM
janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 75 } A melhor maneira que o shopping tem para se comunicar com seu público é ele próprio. ~ shopping é diferente da utilizada pela ABRASCE ou ainda pela ALSHOP. Então, não vale como base. Os Estados Unidos têm por volta de 110 mil shop- pings, sendo que 85% são strip centers , que é o comércio de rua organizado. Shopping centers como conhecemos somam cerca de três mil malls no mer- cado americano. No Brasil, o comércio de rua passou a ser novamente uma grande competição para o shopping centerpelopreçodasmercadorias.Hoje, oconsumidordaclasseCnãoquersaber se é Calvin Klein ou Nike, ele não liga paramarcas,porquebuscaumaetiqueta chamada preço. Então, o varejo está voltando para a rua visando atender ao público que ainda temumpouco de medo de ir emum lugar muito luxuoso poracreditarqueoluxotrazpreçosaltos, o que não é verdade. GRACIOSO – Concordo totalmente. O grupode lojasde ruaquechamamosde 25 de Março, toda aquela região, fatura cerca de R$ 25 bilhões por ano. GEORGE –Arua JoséPaulinoou ainda a rua Augusta voltaram a crescer junto coma classe C. SIMONSEN –Na verdade, é o ingresso de uma massa que não consumia e que, nos últimos quatro anos, começou a consumir. GEORGE – A chamada Fome de Consumo. MARINHO – Essa fome de consumo não foi prevista de forma adequada pela indústria dos shoppings centers. Nãoé apenas apercepçãodepreçoalto, mas o fato de que essas pessoas não se sentem pertencentes ao mundo dos shoppings, porque eles não foramfeitos para a classe C emergente. Esse público não se sente estimulado a frequentar os shoppings que existem no Brasil. Não adianta achar que a classe C commais dinheirovaiquerermorarnumamansão doMorumbi – é outro padrão estético e de consumo. Agora estamos vendo o surgimento de alguns empreendimen- tospeloBrasilaforaquesãofocadospara esse público. KELLER –Ecomsucesso.Porexemplo, o Shopping Largo Treze... NABIL – Uma observação importante: naprimeira semana após o lançamento do Shopping Itaquera, que é focado em umapopulaçãode baixa renda, tevefila de espera de lojistas que queriam fazer partedoempreendimento, poisficaram impressionados como fluxo de pessoas da região. O Shopping Center Norte recebe quatro milhões de pessoas por mês.OShoppingLesteAricanduvatem 700 mil metros de área, quatro tipos de empreendimentos diferentes e recebe quatro milhões de pessoas por mês e naquela região o que predomina é o pessoal de baixa renda. PASTORE – O maior revendedor de Mont Blanc é o do Center Norte. MARINHO –Mas oCenterNorte não é umempreendimentopopular. Eleéum shopping para todos e a maior parte de consumidores é A/B. GEORGE – Vocês estão falando só de SãoPaulo.ExisteumshoppingnoRiode Janeiro chamado Grande Rio, que é do GrupoAliansce.Lá,oconsumidorvaide sandáliasHavaianas,bermudaecamisa aberta, compradois carrinhosdesuper- mercado e ainda fica tomando chopp, enquanto amulher compramoda. Esse é um shopping que conseguiu chegar até a classe C. MARINHO – Recentemente foi inau- gurado no Rio de Janeiro um novo shopping em São Gonçalo. Com oito choperias esse empreendimento é uma
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