Revista da ESPM

janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 69 mais adiante, ainda mais num país com clima quente, com muitas horas de luz diariamente. Em uma de suas reformas, construiu um vo- lume alto de vidro com cobertura curva que marca e enaltece a sua entrada. É uma tendên- cia importante: cria um espaço claro, arejado e agradável, logo na chegada, recepcionando e acolhendo o cliente. Dessa forma entra-se num ambiente grandioso e iluminado, que chama atenção pela nobreza e transparência do vidro. OParqueD. PedroShopping abriuem2002. Além de suasgrandesdimensões ehorizontalidade, sur- preendeupor ser umshopping tematizado. Utiliza grandes ilustrações para caracterizar as áreas de estacionamento e acessos, como a Entrada das Flores;materiaisparaambientar e identificar asala- medas, como no Corredor das Pedras; elementos, como pássaros tridimensionais, que incrementam a sinalização, e assimpor diante. Todas essas figu- raçõestemáticasdespertamuminteresselúdiconos frequentadores, além de proporcionar um clima colorido e alegre desde a área externa. Nomeio-tempo ocorria em alguns empreendi- mentos, devido às suas localizações e público, um movimento de adequação ao chamado mercado do luxo. Shoppings como o Iguate- mi e Morumbi, por exemplo. O Iguatemi foi reformando corredor a corredor até ficar ho- mogêneo em termos de piso, forros de gesso trabalhados, detalhes emmármore e latão etc. OMorumbi inaugurou sua nova ala com pisos de madeira e mobiliário, para descanso do público diferenciado. Outros passaram a usar tapetes e sofás, configurando os chamados lounges , ou áreas de estar. Em 2008 chegou o nosso talvez mais polêmico shopping, o Cidade Jardim. Emartigo da Revis- ta Projeto , n o 344, página 78, escreve Fernando Serapião: “A construção do complexo Parque Cidade Jardimgerou -e ainda vai gerar -mui- ta polêmica no universo arquitetônico paulista- no. Isso porque, com sua estampa neoclássica, o conjunto que agrega centro de compras, O Parque D. Pedro Shopping, aberto em 2002, utiliza grandes ilustrações para am­ bientar e caracterizar áreas como estaciona­ mento, acessos etc. © Parque D. Pedro Shoppping

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