Revista da ESPM

janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 57 que nada mais é do que a indústria imobiliária organizada cientificamente para construção desses espaços urbanos. O shopping center, tal como o conhecemos hoje, tem sua origem no boom industrial-militar do pós-guerra americano. Explosão da indústria e dos produtos funcionais para a emergente classe média que saía do esforço da empreitada aliada do segundo conflito mundial. Os empórios de departamentos, que supriam as famílias, e os negócios varejistas em geral, precisavam encontrar um ambiente adequado para criar destino de compra, numa cumplicidade mercadológica com a mídia, que explodia através do rádio e da recente televisão. Estamos nos idos dos anos 50 e o primeiro shopping “fechado” dos Estados Unidos – Sou- thdale – abriu em Edina, Minnesota em 1956. No Brasil, nos tempos da banda branca, a emergência paulistana dá seus primeiros O simulacro da praça de convívio e alimentação do Shopping The Ve- netian, em Las Vegas, emula a artificialidade do céu de Veneza com seus canais e gôndolas que passeiam com os consumidores ao redor do Shopping. Divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx