Revista da ESPM

janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 37 P or M arina P echlivanis Civilização Shopping Center e sua cultura fast-food s shoppings são verdadeiras cidades intramuros, reinos encantados do con- sumo contemporâneo. Dentro deles não há relógios, logo não se vê o tempo pas- sar; não há mudanças climáticas, logo é con- fortável para se passear a pé em suas ruas; não há sujeira nem materiais deteriorados, pois a manutenção é permanente; não há pedintes nem marreteiros, pois a segurança controla os acessos – ao mesmo tempo que os libera. É o cenário irreal de uma cidade ideal com suas praças, bulevares , alamedas, pisos… distante das estatísticas da criminalidade e da violência veiculadas pela mídia. E é o ponto de encontro de pessoas de todas as idades e todas as tribos. O f luxo incessante, a agitação desordenada, a música non stop … A fúria consumista nos shopping centers consome não apenas pro- dutos e símbolos; consome a impressão de per tencer a uma espécie comum. O

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx