Revista da ESPM
janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 29 P or E dmour S aiani Shoppings têm de se diferenciar na medida em que o número cresce e o maior concorrente é o shop- ping vizinho e não mais o comércio de rua. Assim ganhará espaço o shopping que se por tar como uma comunidade que serve o Cliente. Uma verdadeira colmeia. T que é o mercado de varejo? Como se constrói? Como se consolida? Para quem analisar com mais profundi- dade, o varejo é construído por comunidades de servir. Não cadeias produtivas. Uma marca só atinge seu objetivo de impactar o mercado se chegar aos seus Clientes através de uma cadeia de servir muito competente. Nelas, gente ajuda gente que ajuda gente que ajuda gente a atender bem o Cliente. A comunidade de servir, com que mais con- vivemos no nosso dia-a-dia, é composta por shopping centers, lojistas e consumidores. O shopping, que tem de ser mais organizado que o local de trabalho e mais acolhedor que a casa de quem convive nele, ainda não foi estudado em todas as suas dimensões. De que O
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx