Revista da ESPM

janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 103 Francesc Petit FAÇA LOGO UMA MARCA EDITORA NOVO SÉCULO SÃO PAULO – 2010 328 P. – R$ 49,90 Em seu livro Faça logo uma marca , Francesc Petit conta a história do surgimento do conceito de marca. Comenta as melhores, lamenta as piores, discorre sobre comuni- cação visual. Mostra que o aparentemente superficial universo das marcas é mais profundo do que muitas vezes se imagina. Faça logo uma marca é um livro para quem quer compreender tudooque está por trás de uma marca. Da ideia à concepção. Da ponta do lápis – ou computador – até o cliente. Uma conversa leve e franca.Um passeio através dos olhos desse autor que é, ao mesmo tempo, criador e criatura. Francesc Petit é, ele mesmo, uma marca. (João Paulo Magalhães Castro) Francesc Petit trabalhou em várias agên- cias de propaganda, mas quando prestou exame na Escola Superior de Propaganda e Marketing, não foi aprovado. Em 1962 montou um estúdio de design gráfico com o Zaragoza. Fizeram de tudo para sobreviver, foram fotógrafos, ilustradores, designers de arquitetura promocional. Tra- balharam comentusiasmo, mantendo uma linha criativa nunca vista no país. Em1968, do estúdio, nasceu a DPZ Propaganda. Mário E. René Schweriner BRANDSCENDÊNCIA – O ESPÍRITO DAS MARCAS EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – 2010 120 P. – R$ 27,00 Há marcas tão poderosas a ponto de serem capazes de preencher umvazio espiritual? As estratégias do branding chegaram a tal ordem quealgumasmarcassãocomonovasreligiões? O que significa essa transcendência pelo consumo?Qual sua conexão coma dimensão espiritual das marcas? Será ela fetichizada? Esse livro apresenta um importante estudo sobre a relação consumidor com as marcas, invadindo um terreno pouco relacionado ao consumo: a espiritualidade. A obra mostra como consumidores trans- cendem sua relação funcional com as mer- cadorias, obtendo das marcas de prestígio uma dimensão espiritual, que substitui ou complementa as experiências religiosas tra- dicionais: é a peculiar semelhança entre as atitudes de um devoto e de um consumidor ao venerar uma marca. Mário E. René Schweriner é doutor em Teo- logia Prática pela UniversidadeMetodista de São Paulo, psicólogo, mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e administrador de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Atualmente, é chefe do Departamento de Humanas e coordenador do curso de pós-graduação em Ciências do Consumo Aplicadas da Escola Superior de Propaganda e Marketing, e professordePsicologianamesmainstituição. Manuel Portugal Ferreira e outros MARKETING PARA EMPREENDEDORES E PEQUENAS EMPRESAS EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2010 392,00 P. – R$ 69,00 Compreender o mercado em que atua é fun- damental para o sucesso do empreendedor, mas conhecer o marketing é imprescindível, nãosóparaoempresáriopotencialcomotam- bém para o realizador, independentemente da área de atividade ou do porte da empresa. A importância do marketing é conhecida e destacada em todas as obras que lidam com oassunto,masnestelivrodestaca-seofatode se enquadrar o marketing no empreendedo- rismo,proporcionandoaoleitoreaopotencial (ourealizado)empreendedorumconjuntode exemploseferramentasquelheserãoúteisno seu empreendimento. Livro de interesse para o gestor de empre- sas e empresários de pequena empresa, principalmente aquele que está iniciando um negócio. Manuel Portugal Ferreira é doutor em Busi- nessAdministrationpelaDavidEcclesSchool of Business, da Universidade de Utah (EUA), MBA pela Universidade Católica de Lisboa e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra (Portugal).

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