Revista da ESPM
janeiro / fevereiro de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 101 acaba sendo a segunda casa do povo da região. Por isso, apoiamos muito a cultura local, com ações voltadas a promoção de eventos, como o Pré-Caju, uma dasmaioresmicaretas do Brasil.” Agora, Michele está terminando de aprovar sua campanha de Verão, mas já adianta que embre- ve irá pôr em prática mais uma lição aprendida no curso de Marketing para Shopping Centers: “Ainda este ano, quero desenvolver uma estra- tégia voltada à gestão de pessoas, com ações de marketing específicas para o nosso público interno”, comenta a gerente que desde 2004 está à frente domarketing do Shopping Jardins. Para uma segunda etapa do curso, ela deixa como sugestão a inclusão de um módulo específico sobrefinanças. “Já vimuitogerentedemarketing passar dificuldade por não saber quando e como alocar seus recursos ao longo do ano. Dessa forma, aulas de planejamento orçamentário são sempre bem-vindas!” Não é o que pensa o administrador de empre- sas Luiz Henrique Denadai, que cuidava da área financeira do Shopping Praia da Costa, de Vila Velha (ES). Há um ano e meio recebeu uma promoção e assumiu a gerência geral do empreendimento. “Procurei o curso da ESPM porque queria conhecer mais sobre o marketing de shopping centers, já que estava no comando do empreendimento, mas tinha pouca experiência a respeito.” Testado e aprovado por esse especialista no mundo das finanças, o curso mudou a forma de Denadai atuar na empresa. “Aprendi a ler a vontade do cliente e passei a discutir os con- ceitos de nossas campanhas. Minha equipe agora brinca, falando que virei um verdadeiro profissional de marketing.” Em sua nova gestão, uma das primeiras medi- das tomadas pelo executivo foi a implantação de um trabalho de conscientização sobre o meio ambiente, além de uma campanha de responsabilidade social, para a doação de san- gue e também de medula óssea. “Colocamos o shopping a serviço da comunidade. Com isso, estamos promovendo um reposicionamento na imagemda marca, sem ter um investimento financeiro elevado.” Esse capixaba, de 48 anos, aproveitou também para otimizar a verba de marketing do shop- ping, por meio de ações casadas. “No Natal de 2010 sorteamos dois veículos Mercedes–Benz. Parte dos investimentos realizados nessa ação foram permutados, com a concessionária da marca no Espírito Santo, que investiu emnossa promoção em troca de um espaço no mall do shopping para expor seus automóveis”, explica Denadai. “Não vejo a hora de fazer ummódulo mais avançado desse curso, que poderia muito bem ser ministrado em Vitória!” Richard Mattei de Bellis, do Shopping Me- trópole, de São Paulo, também está entre os que fizeram o curso da ESPM, desenvolvido em parceria com a ABRASCE. “Hoje, a alta demanda do varejo necessita de profissionais capacitados para lidar com a nova realidade de consumo no Brasil. Esse intensivo de marke- ting para Shopping Centers ofereceu uma série de ferramentas úteis e diferenciadas.” Para ele, uma dica interessante foi a utilização de mídias sociais como ferramenta de marketing. “Também não podemos esquecer dos lojistas, oferecendo a eles cursos e workshops intera- tivos para aprimorarem as suas estratégias, durante o atendimento ao consumidor”. O Shopping Praia da Costa,deVilaVelha(ES), implantouumtrabalhode conscientização sobre o meio ambiente, além de uma campanha de res ponsabilidade social. ES PM ANNA GABRIELA ARAUJO Editora de redação da revista Marketing. P ara maiores informações sobre o cur - so M arketing para S hopping C enters , acesse o site : www . espm . br
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