Revista da ESPM
R E V I S T A D A E S P M – janeiro / fevereiro de 2011 100 Ministradaspor profissionaisdaárea, es- sas aulasmostramque, emumshopping, o marketing deve ir além da gestão da comunicação do empreendimento e da promoção de eventos e concursos. “Esse planejamento envolve desde a participa- ção dos profissionais de marketing na definição do mix de lojas do estabeleci- mento até o relacionamento com lojistas e funcionários, passando pela análise do comportamento do consumidor, o trabalho de branding e as ações de mer- chandising”, detalhaPastore, lembrando que a terceira turmado curso começa em maiode 2011. “Devidoàgrandeprocura, temos projetos de levar essa iniciativa para outras cidades, como Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro e Brasília, além de abrir um curso no período noturno. Emdois anos, o cursodeMarketingpara Shopping Centers da ESPM já formou 100 alunos vindos dos quatro cantos do País. Camila foi uma das alunas dePastore que, após o curso,mudou sua visão sobre omeio, passando a apostarmais emações diferenciadas noponto-de-venda. “Ocursome levouapensar forada ‘caixa’ e investir em estratégias que realmente atraem a atenção dos diversos públicos”, assegura. Como exemplo, a supervisora do shopping Bay Market cita as campanhas de datas comemora- tivas: “Os shoppings costumam praticar sempre o mesmo tipo de ação, baseada no tradicional sorteio de carro. O curso me fez repensar o prê- miodapromoção.”Como consequência, aúltima campanha de Natal do shopping de Niterói (RJ), foimarcada por uma açãode “Compre eGanhe”. “Minha estratégia foi contemplar um número maior de consumidores ao oferecer uma rena de pelúcia como brinde nas compras acima de R$ 150. Com isso, no Natal de 2010, cerca de nove mil consumidores saíram do shopping levando um benefício com a marca do Bay Market, o que é melhor do que levar apenas a esperança de ganhar um carro zero quilôme- tro”, compara Camila. Formada em publicidade, com pós-graduação em marketing, essa carioca de 29 anos acredita que o marketing, quando bem trabalhado, é capaz de fazer toda a diferença para os clientes. “Esse posicionamento vai além do ambiente de compras, com ações de marketing cultural e de entretenimento, como a exposição do Médicos sem Fronteiras , que estamos promovendo até o próximo dia 13 de janeiro.” A ordem é inovar! Outraprofissional quepassoua investir emnovas ideias foi Michele Caroline Monteiro, gerente de marketing, mall e merchandising do Shopping Jardins, deAracaju (SE). “Já estou aplicandomui- tas coisas que aprendi, principalmente, nas aulas de pesquisa de mercado”, salienta a profissional. No Natal do ano passado, o shopping sergipano decidiu sortear um apartamento para seus con- sumidores. E Michele aproveitou para dar uma incrementadanocupompromocional quedeveria ser preenchido pelos participantes. “Preparei um questionário simples, que permitiu levantar diversas informações a respeito do público que frequenta o shopping.” Agora, combase na aná- lise desses dados, ela vai desenvolver ações mais focadas no perfil desses consumidores. “Como Aracajuéamenor capital doNordeste, oshopping } Muitos focam suas ações naquele consumidor que frequenta o shopping e esquecem do lojista, que é o principal cliente do empreendimento. ~ R icardo P astore O curso de Marketing para Shopping Centers da ESPM já formou 100 alunos vindos dos quatro cantos do País.
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