Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010

R E V I S T A D A E S P M – setembro / outubro de 2010 96 graduação mas também com a oferta de cursos de pós-graduação, lato sensu e de mestrado. Vale lembrar que, desde a sua fundação, a Escola desenvolveu amplamente a área de marketing, não apenas em função da importância desse campode saber paraapublicidade–nãodevemos esquecer que a propaganda é uma ferramenta de marketing –, mas pela importância do marketing para a melhor compreensão dos mecanismos de mercado, do ambiente de negócios e para a construção de relacionamentos sólidos com os diferentes stakeholders , em especial os con­ sumidores. Em determinado momento de sua trajetória, a Escola incorpora a palavramarketing em seu próprio nome e passa a se chamar Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Apesar do crescimento de novas áreas de co­ nhecimento na Escola, o curso de Publicidade e Propaganda é ainda o carro-chefe da ESPM em termos dos cursos de graduação oferecidos e mesmo em termos das áreas de conhecimento ou de expertise . A partir de agora, o foco do candidato não está mais apenas no diploma – sem esquecer que esta será sem­ pre uma peça muito importante na formação profissional de qualquer estudante – e um curso inovador e bem construído ganha necessaria­ mente um maior destaque. Esta é a oportunidade e também o desafio! A força e a tradiçãodaESPMna áreade Comunicaçãosãograndes. Fundadaem 1951, por iniciativadoprópriomercado, através de expressivos profissionais da época, a Escola cedo se destacou como umimportantecentrode formaçãopro­ fissional. Foi com base nesse ponto de partidaqueseconstruiusua aproximação com o mercado , resultado de forte sinergia entre demandas domundo real da comunicação como mercadoe abuscada excelênciaprofissional, com foco em resultados que deveriam fazer avançar o mercado publicitário brasileiro. Desde então, a Escola cresceu, abriu novas áreas no campo da comunicação visual, pelo seu curso de Design, avançou na direção do mundo dos negócios em geral, com o curso de Administração e, mais recentemente, passou a oferecer o curso de Relações Internacionais, com foco nomercado corporativo, já agora defi­ nitivamente globalizado. Estabeleceu- se, assim, razoável competência nos campos da comunicação, da gestão e dos negócios, não apenas em nível de

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