Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010

setembro / outubro de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 61 comprador. Acabou vendida a um empresário de 91 anos – em busca de novos desafios. A Time , a maior delas, há anos luta com uma consistente queda de circulação e mudou toda a direção da revista. O faturamento da Time Warner caiu de 4,61 bilhões de dólares em 2008 para 3,7 bilhões no ano passado. A radiografia (ou, mais apropriadamente, a ressonância nuclear magnética), que oferece um diagnóstico da situação dos meios de comunicação americanos é o monumental The State of the News Media 2010, do Pew Project for Excellence in Journalism, um le- vantamento anual conduzido pela organização independente Pew. Os números, que refletemo sombrio ano de 2009, quando a recessão ame- ricana viveu seu pior momento, são cinzentos. Alguns exemplos: VAREJO NACIONAL CLASSIFICADO 55.000 50.000 45.000 40.000 35.000 30.000 25.000 20.000 15.000 10.000 5.000 0 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 (Primeiro trimestre) RECEITAS (EMMILHÕES DE DÓLARES) ANOS RECEITA DE ANÚNCIOS PUBLICADOS EM JORNAIS DIÁRIOS Fonte: Business Analysis and Research, Newspaper Association of America , As vendas de publicidade nos jornais americanos caíram 29% (a queda che- ga a 41% nos três últimos anos). , A circulação dos jornais diminuiu 25,6% comparada aos números do ano 2000. , As vendas de classificados despencaram em 31%. , As revistas semanais de informação perderam 8,2% em circulação no ano passado em relação a 2008. , A venda de publicidade online teve queda de 4,6%, a primeira desde 2002, durante o estouro da “bolha da Internet”. , Quase 6 mil vagas nas redações desa- pareceram no ano passado. Um de cada três postos de trabalho, em comparação a 2001, não existe mais.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx