Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010

R E V I S T A D A E S P M – setembro / outubro de 2010 58 W agner G utierrez B arreira ASSUNTO em pauta 1 982. Para quem gosta de futebol, foi o ano horrível em que a Seleção Brasileira mais extraordinária desde 1970 empolgou o mundo com Zico, Sócrates e Falcão, mas sucumbiu diante da Itália, em Bar- celona, no que passou a ser chamado Tragédia do Sarriá, o nome do estádio da derrota por 3x2. O jogo chegou aqui ao vivo, pela TV. As notícias sobre a partida vierampor telefone fixo e telex. As fotos, por meio de uma engenhoca chamada radiofoto, que enviava imagens por sinais de rádio ou telefone. Uma radiografia do jornalismo americano O relatório The State of the News Media traça um panorama sombrio da imprensa americana na encruzilhada da recessão e da ascensão das novas mídias. Por aqui, 1982 representa um pilar na cons- trução da democracia brasileira: as eleições diretas para governador, vencidas pela opo- sição nos estados mais importantes do país, apontavam para o ocaso da ditadura militar, no poder desde 1964. Em 1982, o publisher americano Al Neuharth lançou o que o consultor Juan Antonio Giner, da Innovation Media Consulting Group, cha- ma de “a última grande ideia no mercado de

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx