Edi
torial
Expediente
C
onselho
editorial
FranciscoGracioso–Presidente
AlexandreGracioso
J.RobertoWhitakerPenteado
E
ditor
J. RobertoWhitaker Penteado
MTbn
o
178/01/93
e-mail:
C
oordenação
E
ditorial
LúciaMaria deSouza
E
ditora
de
A
rte
MiriamDuenhas
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PackingDesign
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evisão
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
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edação
RuaDr. ÁlvaroAlvim, 123
SãoPaulo–SP–CEP 04018-010
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istribuidor
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xclusivo
FernandoChinagliaDistribuidoraS/A
R
evista
da
ESPM
–
uma publicação
bimestral da Escola Superior de Propaganda
eMarketing.Osconceitosemitidosemartigos
assinados sãode exclusiva responsabilidade
dos autores.
Professores, pesquisadores, consultores e
executivos são convidados a apresentarem
matérias sobre suas especialidades, que
venham a contribuir para o aperfeiçoamento
da teoria e da prática nos campos da ad-
ministração em geral, do marketing e das
comunicações. Informações sobreas formas
e condições, favor entrar em contato com a
coordenadora editorial.
PARAASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508OUMANDEUM FAXPARA: (0XX11) 5085-4646.
SITE:WWW.ESPM.BR
c
Revolução
silenciosa
omoquase tudodebomque acontecenestepaís, a explosãodo
varejoeletrônicoéuma revoluçãosilenciosa.Quandoosgovernosse
deremcontade suaexistência (oque, esperamos, aindademore), o
e-commerce já terá se transformadonumdosprincipais canaisde
vendasdopaís.Noanopassado,houvequinzemilhõesdecompras
onlinenoBrasil, novalor deR$8,5bilhões. Para termos ideiadavelocidade
dessecrescimento, basta registrar queemumúnicodiadomêsde setembro
desteano–marcandoo iníciodeumapromoçãogeraldoe-commerce– foram
registradosmaisde seismilhõesdeacessos aos sitesdas lojas virtuais.
Afinal, o que define o e-commerce? O ambiente de uma loja virtual não
lembraemnadaovarejo tradicional.Naentrevistaquenosconcedeu, Flavio
Dias, diretor geral de e-commerce doWalmart, confidenciou que toda a
suaequipedecercade450pessoas foi recrutada
fora
dovarejo tradicional,
pois, naverdade, temumperfil psicológico totalmentediferente. São jovens,
formadosnaculturada internet eaptosa interagircomoscompradores inter-
nautas,ganhandoasuaconfiança.Quantoaoperfildoscompradores,são,na
maioria, formadospelospróprios internautas.Nasequênciausual,aspessoas
só começam a comprar na internet depois de já estarem familiarizadas com
ela.Trata-sedeumagrande tribo, com suaspróprias leis.Muitas vezes, esses
compradoressão tambémmembrosdecírculosde relacionamento,nosquais
recebem sugestões sobreas lojas virtuais.
Os especialistas consideram essa troca de ideais como um fator vital do
sucessoda loja.Caipor terra,portanto,a tesedeque,novarejoeletrônico, só
vendequem fazconcorrênciapredatória.Comonovarejo tradicional,omais
importanteéa imagemdeconfiançaquea lojamerece.
Estaediçãoda
RevistadaESPM
está repletade informações comoessas, em
seusartigos, entrevistasedebates. Entrenós, estadeve ser aprimeiravezque
se realiza um estudo tão abrangente sobre o varejo eletrônico... Esperamos,
com isso, contribuirparaomelhor conhecimentodo setormaisdinâmicodo
varejobrasileironestefimdedécada.
FranciscoGracioso
PresidentedoConselhoEditorial